Honda Civic híbrido faz 18 km/l na cidade, mas custa R$ 245 mil

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Sedã custa R$ 245 mil e oferece tecnologia híbrida com 3 motores. Novo Honda Civic híbrido tem design minimalista e vários itens de segurança

Honda Civic Híbrido: sedã tem motor elétrico de 184 cavalos
Honda Civic Híbrido: sedã tem motor elétrico de 184 cavalos (fotos: Caio Mattos/Honda/Divulgação)

Thiago Ventura

Um dos sedãs mais respeitados começa, enfim, uma nova fase no Brasil. É que foi lançada oficialmente nesta sexta (20) a 11ª geração do Civic. O modelo chega importado da Tailândia em versão única e conjunto híbrido: dois motores elétricos e um à combustão. Nessa estratégia, a marca japonesa visa alcançar o consumidor de alta renda, interessado nas versões mais completas da categoria. O carro custa R$ 244.900.

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Nesta nova geração, o Civic Híbrido apresenta design completamente alterado, mais itens e tecnologia e consumo de fazer inveja a carro popular. O sedã ainda se destaca pelo pacote de segurança Honda Sensing, com vários sistemas de auxílio à condução.

O carro será comercializado em apenas quatro cores, bem no gosto do consumidor brasileiro: branco Topázio e preto Cristal perolizadas e cinza Basalto e prata Platinum metálicas. São três anos de garantia sem limite de quilometragem. Já os motores elétricos e bateria são cobertos durante oito anos ou até 160 mil quilômetros. Saiba tudo sobre o carro logo abaixo!

Civic híbrido: design

O novo Honda Civic híbrido chega em sua 11ª geração com visual mais elegante e conservador, tanto do lado externo quanto externo. Linhas ousadas e agressivas? Isso é coisa do passado, como na oitava geração. Em relação à última, com pegada mais esportiva, o atual é discreto e bem menos esportivo.

A Honda aposta num estilo mais minimalista com predomínio de linhas retas e pouco drama. O carro tem como conceito o “Man-Maximum, Machine-Minimum” (M/M), que a marca explica como tecnologia e design trabalhando em sintonia para estar à serviço do motorista e passageiros.

O carro tem três volumes bem definidos, mas um contraste com anterior que tem o perfil fastback. A linha de cintura é bem definida para dar impressão que o carro é mais baixo e largo. O Civic Híbrido cresceu 3,5 cm na distância entre-eixos, enquanto a caixas de rodas contam com abertura menor, dando aspecto mais moderno. Nesse nicho, rodas de 17 polegadas.

Veja fotos do novo Civic:

Ao adentrar no modelo, o conservadorismo se sobressai com o painel com linhas horizontais e estilo mais clean. Repare que os difusores de ar são ocultos e o quadro de instrumentos digital de 10,2″ é acomodado num ressalto discreto. A multimídia é de 9 polegadas. O console central porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los por indução.

Os bancos dianteiros contam com sistema de estabilização corporal e há ajustes elétricos para motorista e passageiro. Por fim, o porta-malas tem capacidade para 495 litros e a tampa conta com amortecedor do tipo mola à gás.

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Conjunto híbrido

O novo Honda híbrido estreia para o modelo a tecnologia e:HEV que promete agradar muita gente com a experiência do modo 100% elétrico, que é diferente do já visto no Accord, por exemplo. O conjunto tem um motor elétrico de 184 cv e 32,1 kgfm , que trabalha em conjunto com o motor a gasolina de 2,0 litros de 143 cv de potência a 6.000 rpm e 19,1 kgfm de torque máximo a 4.500 rpm, alimentado por injeção direta. O terceiro motor é um elétrico que serve de gerador de energia as baterias de íons de lítio posicionado sob o assento do banco traseiro.  

Mas qual é afinal a potência combinada do novo Civic Híbrido? Não tem! Isso porque, na verdade, o motor que mais vai atuar é justamente o elétrico de 184 cavalos! o sistema e:HEV possui três modos EV Drive, Hybrid e Engine Drive. O primeiro, óbvio é o 100% elétrico, enquanto no segundo os dois trabalham juntos, mas o combustão é utilizado para carregar gerador e não para propulsão!

Claro, há ainda o modo Engine Drive, 100% à combustão. Mas na prática, só atua em situações de velocidades mais elevadas e constantes, ou seja, exatamente a condição em que motores a combustão trabalham em sua zona de máxima eficiência térmica. Assim, no dia-a-dia, o elétrico de 184 cv opera na maior parte do tempo com auxílio do modo híbrido e o motor à combustão sendo usado apenas em alta velocidade. E quando o motorista quiser pisar fundo, mais uma vez o elétrico ajuda.

Por fim, o dono do Civic Híbrido pode usar o Drive Mode para escolher os modos “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a resposta ao acelerador será mais direta, beneficiando uma condução esportiva. Em “Eco”, a atuação do acelerador privilegiará a economia, enquanto em “Individual” é possível a personalização de parâmetros como a resposta do acelerador e do sistema de direção.

Segundo a Honda, esse sistema e:HEV entrega desempenho de carros esportivos, mas com consumo de popular. Segundo o o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, o consumo é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada – o nível de eficiência energética é de 1,21 MJ/km.

Equipamentos e segurança

Em contrapartida aos R$ 245 mil cobrados por um sedã-médio, a Honda oferecer um pacote completo de equipamentos. O carro vem com multimídia de 9″ com Android Auto e Apple Car Play com fio. O sistema touch ou por comando de voz tem ainda botões físicos home, voltar e volume.

O Civic Híbrido tem quadro de instrumentos digital de 10,2” colorido e personalizável diversas informações. Entre os modos de visualização, um gráfico de fluxo de energia do powertrain em tempo real mostra como está a economia do carro. O carro tem um item exclusivo chamado “We Power”: trata-se de uma espécie de conta-giros, mas que substitui a apresentação em RPM pelo percentual de potência.

O Honda Civic Híbrido tem bancos dianteiros elétricos com ajustes para motorista e passageiro, sistema de estabilização corporal, chave de partida remota, tela multimídia de 9 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado de zona dupla com difusores escondidos, painel digital de 10,2 polegadas, encosto rebatível para banco traseiro, carregador sem fio para celulares, saídas de ar e USB iluminadas para trás, teto solar e limpadores de para-brisa inteligentes.

O modelo é o primeiro da Honda no Brasil a contar com airbags laterais traseiros. No total, são oito bolsas: duas frontais, duas de cortina e quatro laterais (duas na dianteira e duas na traseira). Ele vem com assistente de estabilidade e tração (VSA), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego por câmera(, assistente de partida em rampa (HSA), sistema de acionamento de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), sistema Isofix (fixação de assentos infantis), alerta de baixa pressão dos pneus (TPMS), câmera de ré multivisão e sensores de estacionamento na dianteira e na traseira. 

Sensing

Assim como o City e HR-V, o novo Civic vem com o pacote Sensing, que opera de acordo com imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem de alta capacidade. Entre os itens está o Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com modo Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades.

Vem também com o importante CMBS, Sistema de frenagem para mitigação de colisão capaz de parar o carro e evitar uma colisão, inclusive identiricando carros, pedestres, bikes e motos. Tem ainda LKAS (Sistema de assistência de permanência em faixa), RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista) e Ajuste automático de farol.

A Honda afirma que os sistemas ACC e o LKAS ficaram melhores, visando ações mais próximas às promovidas pelo ser humano. Isso poderá ser verificado nas ultrapassagens: ao acionar a seta, o ACC entende a manobra o LKAS mantém o Civic Híbrido no centro da faixa mesmo em situações de vento lateral.

Ficha técnica