Notícias

Honda ZR-V 2024: SUV deve flopar com motor bobão e preço caro

SUV médio não é híbrido nem turbo e custa mais caro que rivais. Novo Honda ZR-V 2024 tem como ponto forte o design e conforto

Honda ZR-V 2024: SUV médio chega com receita antiga

O novo SUV Honda chega ao mercado: ZR-V 2024, sua mais recente aposta no concorrido mercado de SUVs no Brasil. Posicionando-se entre os modelos HR-V e CR-V, esse veículo de categoria média combina elementos de sedã com a robustez típica dos utilitários esportivos. Contudo, o preço sugerido de R$ 214.500 pode ser um problema para ter boas vendas. E olhas que a Honda projeta até 1.000 unidades por mês!

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

Vendido somente na versão topo de linha Touring, o novo Honda ZR-V 2024 é importado do México. Nos Estados Unidos é vendido como um HR-V, um SUV compacto para os padrões de lá. Por aqui é um médio, rival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Ford Territory, Volkswagen Taos, BYD Song Plus e GWM Haval H6.

Design e Estilo

Baseado na plataforma global do Civic, o ZR-V 2024 se destaca pelo seu design, que equilibra elementos conservadores com um toque de agressividade. Sua silhueta imponente e linha de cintura horizontal baixa contribuem para um visual atraente, herança dos seus irmãos, o HR-V e o CR-V. É importante ressaltar que o ZR-V chega ao mercado com um motor 2.0 aspirado a gasolina, sem a opção de um conjunto turbo ou híbrido.

Elementos em preto brilhante na grade frontal, laterais e para-choques dianteiro e traseiro, juntamente com rodas de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado e pintura cinza, reforçam a estética esportiva do modelo. Importado do México e conhecido nos Estados Unidos como HR-V, o ZR-V busca se destacar com seu design e presença.

1 / 31

Interior é ponto alto

No interior, a Honda aposta em um novo design que prioriza o conforto e a sofisticação. Os materiais macios ao toque oferecem um ambiente luxuoso, e o console central curvilíneo abriga a alavanca de câmbio e o botão do freio. O volante multifuncional, revestido em couro, oferece controles intuitivos para áudio, telefone e configurações do veículo.

O banco do motorista, com ajuste elétrico, pode ser revestido em couro preto ou cinza, dependendo da escolha da cor da carroceria. O veículo apresenta um cluster digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 9 polegadas.

Mecânica tem receita antiga

Sob o capô, o ZR-V 2024 é equipado com um motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina, que oferece 161 cv de potência a 6.500 rpm e um torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm. Sua eficiência em termos de consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O câmbio automático do tipo CVT oferece a opção de trocas de marchas simuladas é a ‘cereja’ do bolo

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

É importante observar que o ZR-V chega com um conjunto mecânico inferior ao do HR-V Touring, que apresenta um motor 1.5 Turbo de 177 cv. Isso sem falar do Toyota Corolla Cross flex e do Jeep Compass flex ou turbodiesel. Também apresenta conjunto inferior aos híbridos BYD Song Plus e GWM Haval H6 HEV. Ganha do Corolla Cross híbrido, mas obviamente leva um banho em consumo e tecnologia.

No entanto, o veículo compensa essa limitação com a inclusão do pacote Honda SENSING, que oferece tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro adaptativo, mitigação de colisão, permanência de faixa e frenagem autônoma de emergência.

Dimensões, Capacidade e Cores

O ZR-V 2024 possui comprimento de 4.568 mm, largura de 1.840 mm e altura de 1.611 mm. A distância entre-eixos é de 2.655 mm, e a altura livre do solo é de 178 mm, tornando-o adequado para uma variedade de terrenos, apesar de ser apenas tração dianteira

O porta-malas oferece um espaço de 389 litros, um volume consideravelmente menor do que a média da categoria. O tanque de combustível tem capacidade para 53 litros. Além disso, o veículo possui uma capacidade de carga de 464 kg e um peso em ordem de marcha de 1.446 kg.

ZR-V 2024: cores e quando chega

O Honda ZR-V 2024 estará disponível em sete opções de cores, incluindo três novas adições: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina, além das cores já conhecidas. O preço público sugerido para o ZR-V é de R$ 214.500, com garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.

O lançamento oficial na rede de concessionárias da marca está programado para o próximo 31 de outubro.

FICHA TÉCNICA

EspecificaçõesValores
Motor1.996 cm³
Taxa de Compressão10,8:1
Diâmetro x Curso (mm)86,0 x 85,9
Potência (Gasolina)161 cv @ 6.500 rpm
Torque (Gasolina)19,1 kgfm @ 4.200 rpm
TransmissãoAutomática do tipo CVT
DireçãoAssistência elétrica progressiva (EPS)
TraçãoDianteira
Suspensão DianteiraMacPherson
Suspensão TraseiraMulti-Link
RodasLiga leve – aro 17”
Pneus215/60R17 96H
Estepe TemporárioT135/90D17 104M
Dimensões
Comprimento (mm)4.568
Largura (mm)1.840
Altura (mm)1.611
Distância entre-eixos (mm)2.655
Altura livre do solo (mm)178
Ângulos de Entrada / Saída16,4° / 20,2°
Peso e Capacidade
Peso em Ordem de Marcha (kg)1.446
Capacidade de Carga (kg)464
Espaço Interno
Volume Porta-Malas (litros)389 a 1.306
Combustível
Tanque de Combustível (litros)53
Consumo de Combustível (Gasolina)
Cidade (km/l)10,2
Estrada (km/l)12,1
Classificação Categoria (km/l)C
Classificação Geral (km/l)C
Emissões
Nível de EmissõesA


ITENS DE SÉRIE

Conforto e Tecnologia:

  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro
  • Botão de travamento das portas (motorista e passageiro) com travamento automático de velocidade
  • Vidros elétricos com a função de subida automática dos vidros dianteiros com “um toque” com anti esmagamento
  • Alavanca de seta com One-Touch (pisca três vezes com um toque)
  • Coluna de direção com ajuste de altura e profundidade
  • Banco do motorista com ajuste elétrico (Power Seat)
  • Desligamento automático dos faróis programável
  • Jogo de tapetes com trava antiescorregamento (carpete)
  • Espelhos no quebra sol com iluminação
  • Espelho retrovisor interno fotocrômico
  • Ar-condicionado Digital Dual Zone
  • Portas USB tipo C
  • Botão de partida do motor (START/STOP)
  • Banco traseiro Bipartido (60/40)
  • Volante e alavanca do câmbio revestidos em couro (alguns itens são revestidos em couro e/ou materiais sintéticos de alta qualidade)
  • Acabamento do volante em Black Piano
  • Revestimento dos bancos
  • Bancos com Estabilizador Corporal – Maior conforto e ergonomia
  • 8 Alto-falantes
  • Multimídia 9” com interface para smartphones com Apple CarPlayTM e Android AutoTM
  • Controles de áudio e botão de assistente de voz no volante
  • Painel digital TFT de 7″ de alta resolução
  • Carregador de celular por indução (15W)
  • Seleção de modo de condução: ECON
  • myHonda Connect – Conexão única entre você e o seu Honda
  • Teto Solar
  • Para-brisas acústico

Segurança:

  • Alarme de segurança com imobilizador ECU
  • Freios com sistemas ABS e EBD – Sistema de Freio Antibloqueio / Distribuição Eletrônica de Freio
  • EBA (Emergency Brake Assist) – Assistente de frenagem de emergência
  • Freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold
  • VSA (Vehicle Stability Assist) – Assistente de tração e estabilidade
  • HSA (Hill Start Assist) – Assistente de partidas em Rampa
  • ESS (Emergency Stop Signal) – Sistema de luzes de emergência
  • AHA (Agile Handling Assist) – Assistente de dirigibilidade ágil
  • HDC (Hill Descent Control) – Assistente de Controle de Descida
  • Airbags frontais, laterais, de joelhos (motorista e passageiro) e de cortina
  • Cinto de segurança de 3 pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes
  • Lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros
  • Sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis
  • Câmera de ré de alta resolução multivisão (três vistas) e linhas dinâmicas
  • TPMS (Tire Pressure Monitoring System) – Alerta de pressão dos pneus
  • Lembrete de esquecimento de objetos no banco traseiro
  • Driver Attention Monitor – Monitor de atenção do motorista
  • Sistema Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego

Honda Sensing:

  • ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade
  • CMBS (Collision Mitigation Braking System) – Sistema de frenagem para mitigação de colisão
  • LKAS (Lane Keeping Assist System) – Sistema de permanência de faixa
  • RDM (Road Departure Mitigation System) – Sistema para mitigação de evasão de pista
  • AHB (Auto High Beam) – Ajuste automático de farol alto

Acabamento Exterior:

  • Lanternas traseiras em LED
  • Luz de placa em LED
  • Antena tipo Tubarão
  • Limpador de para-brisa com função intermitente e lavadores integrados
  • Conjunto óptico Full LED: Faróis e luzes de rodagem diurna
  • Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular) e ajuste elétrico de altura
  • Chave com função Smart Entry com controle remoto, travamento e destravamento das portas por sensor de proximidade na chave e partida do motor à distância

Cores

  • Branco Topázio Perolizado / Acabamento interno na cor Cinza Claro
  • Preto Cristal Perolizado / Acabamento interno na cor Preta
  • Prata Platinum Metálico / Acabamento interno na cor Preta
  • Cinza Barium Metálico / Acabamento interno na cor Preta
  • Cinza Titanium Perolizado (Novo!) / Acabamento interno na cor Cinza Claro
  • Azul Aurora Perolizado (Novo!) / Acabamento interno na cor Cinza Claro
  • Vermelho Adrenalina (Novo!) / Acabamento interno na cor Preta
Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

BYD Shark será a picape mais potente do Brasil e custa R$ 274 mil

Picape média faz 0 a 100 em 5,7s e tem até 100 km de autonomia…

4 dias

Bike Fest São Lourenço 2024: saiba tudo sobre o evento

Sul de Minas vai virar capital nacional das motos entre 17 e 19 de maio.…

6 dias

UFMG diz que Stock Car pode danificar equipamento de R$ 9 mi

Audiência na Câmara de BH debate Stock Car na Pampulha. Críticos alegam risco de trepidação…

1 semana

Magnum Tires abre vagas de trainee com salário de R$ 6 mil

Empresa do ramo de pneus tem fábrica em Pernambuco e CDs em todo o Brasil.…

1 semana

Seguro DPVAT: Senado aprova volta do seguro obrigatório

Seguro obrigatório volta a ser cobrado ainda em 2024 agora batizado de Seguro SPVAT. Taxa…

1 semana

Land Rover Clube de São Paulo promove encontro em maio

Encontro Land Rover Clube São Paulo celebrará esse estilo de vida aventureiro do veículo off-road…

2 semanas