Hora do adeus: Ford confirma fim do EcoSport em todo o mundo

0

Modelo que revolucionou mercado com o conceito SUV compacto deixa de ser produzido mundialmente. Ford EcoSport sai de linha no final de 2022

Ford EcoSport 2022: modelo era fabricado na Romênia, mas marca decidiu mudar de planos
Ford EcoSport 2022: modelo era fabricado na Romênia, mas marca decidiu mudar de planos

A Ford da Europa confirmou que o EcoSport sairá de linha até o final do ano na planta de Craiova, na Romênia. Era o último lugar aonde o SUV compacto era produzido, após a marca americana fechar suas fábricas no Brasil e na Índia. Um triste fim para um modelo que revolucionou o mercado com o conceito de SUV Compacto.

O EcoSport sai de cena para dar espaço na linha para produtos mais modernos e, principalmente, eletrificados. O modelo em questão é o Ford Puma, crossover compacto inspirado em utilitários esportivos de grande sucesso da Ford, que recebe uma versão totalmente elétrica que será construída em Craiova.

Leia também:

Lucid dispara na bolsa e supera a Ford em valor de mercado
Bronco Sport não convence e decepciona em vendas
Ford deseja ser a #2 em elétricos em dois anos

Em 2017, EcoSport ganhou uma repaginada com interior bem mais atualizado
Em 2017, EcoSport ganhou uma repaginada com interior bem mais atualizado

A planta no Leste Europeu oferecia o Ford EcoSport para países da África, Oceania e Ásia, além dos Estados Unidos. Porém, as vendas já não iam bem. Por outro lado, o Puma foi o veículo de passageiros mais vendido da Ford na Europa em 2021 e agora terá uma versão 100% elétrica, feita justamente em Craiova.

EcoSport: revolução e queda


O Ford EcoSport surgiu no começo dos anos 2000 com uma proposta inovadora: a partir da plataforma do Fiesta, os engenheiros criaram um SUV compacto, uma categoria até então inédita. As montadoras rivais torceram o nariz, mas foi um sucesso! Ele reinou sozinho durante muitos anos.

Interior da primeira geração do Eco, em 2003
Interior da primeira geração do Eco, em 2003

Em 2011, surgiu o Renault Duster, que apostava na mesma fórmula: base do Logan para criar um SUV espaçoso e barato. Mesmo assim, o rival originário do Leste Europeu não conseguiu tirar a hegemonia do EcoSport (Eco para os mais íntimos!). No ano seguinte, o SUV desembarcou na Europa, também com bom resultado.

LEIA MAIS:

A maré virou a partir de 2015: chegaram os novos Jeep Renegade e Honda HR-V. Mais modernos e com marcas mais consolidadas, eles começaram a sangrar o EcoSport mundo afora. O EcoSport mantinha o arcaico estepe dependurado na traseira, enquanto os outros tinham design mais fluido ou limpo.

Ford EcoSport 2004: marcou época!
Ford EcoSport 2004: marcou época!

Em 2017, o Ford EcoSport ganhou uma atualização e novos motores. Porém, nessa altura ele era apenas mais um multidão. Além disso, também teve problemas como o câmbio automatizado de dupla embreagem Power Shift, que prejudicaram sua imagem. O SUV tinha projeto de uma nova geração, porém tudo foi abortado com o fechamento da fábrica no Brasil.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram