Instituto Renault completa 10 anos de projetos de inclusão e mobilidade sustentável no Brasil

0

Projetos atendidos em vários pontos do Brasil já beneficiaram mais de 755 mil pessoas. Conheça mais as atividades do Instituto Renault

Programa ‘O Trânsito e Eu’: educação para jovens e crianças (Foto: Rodolfo Buhrer/Renault)

 

Marca francesa celebra 10 anos do Instituto Renault, responsável pelas ações de responsabilidade socioambiental da montadora no Brasil. Criada em 14 de setembro de 2010, a entidade tem o objetivo de fomentar projetos de inclusão social e mobilidade, além da sustentabilidade ambiental. Mais de 755 mil pessoas foram beneficiadas ao longo deste período.

“Mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável. Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil.

As ações são desenvolvidas em dois eixos fundamentais, inclusão social e mobilidade sustentável. O primeiro concentra três principais projetos: Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience. Já o segundo é focado  na educação para a segurança no trânsito de crianças, com a proposta de melhorar a realidade do trânsito no Brasil.

Programa Geração Futuro (Foto: Rodolfo Buhrer/Renault)

A grande maioria das ação acontece no Paraná, aonde a Renault têm fábrica em São José dos Pinhais (PR), na grande Curitiba. Os projetos de mobilidade também acontecem nos outros estados do Sul do Brasil e em São Paulo. O Renault Experience, voltado para universitários, é aberto para talentos de todo o país.

“Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação. Ficamos muito felizes em completar 10 anos de atuação. Esse marco só nos motiva ainda mais para continuar transformando a vida de milhares de pessoas”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil.

Confira mais de cada projeto abaixo:

 

EIXO INCLUSÃO

Ações planejadas, centradas no progresso das pessoas e da comunidade, por meio de três os principais projetos: Associação Borda Viva, Geração Futuro e Renault Experience. Um dos principais focos do Instituto é o desenvolvimento da Borda do Campo, bairro localizado no entorno do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), região que acolheu a Renault do Brasil mais de 20 anos atrás. É o bairro mais populoso de São José dos Pinhais com 18 mil moradores, 74 % vivendo abaixo da linha da pobreza, ou seja, com menos de R$ 89 por pessoa em cada família.

Ao todo, são seis projetos no bairro que contam com o apoio do Instituto Renault:

Associação Borda Viva

A Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que atua desde 2002 no desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças e no empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. A associação está localizada no bairro Borda do Campo, região próxima à fábrica da Renault em São José dos Pinhais. Cerca de 90 mil pessoas já foram impactadas pelas ações da Associação que conta com a parceria do Instituto Renault.

Para promover a segurança alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições preparadas pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições servidas por ano.

Associação Borda Viva from Renault do Brasil on Vimeo.

A geração de renda possui três frentes: Cozinha Comercial, Preparação de coffee breaks para eventos de empresas e outras organizações e a Casa da Costura. Os produtos dessa casa já são vendidos em concessionárias da França em três cidades, além do ateliê da Renault na Champs-Élysées. Neste ano, as peças também passaram a ser comercializadas nas concessionárias do Brasil e pelo site da Boutique Renault, no endereço: https://www.boutiquerenault.com.br/.       

Geração Futuro

O programa consiste em um curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais. O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático.     

Programa Geração Futuro from Renault do Brasil on Vimeo

No total, 120 jovens serão qualificados durante o período de um ano e meio, divididos em turmas de 40 alunos por semestre. De 40 alunos da primeira turma que concluiu o curso no ano passado, 18 já foram contratados e estão trabalhando.

Renault Experience

Com o objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade, o Renault Experience surgiu em 2008, antes mesmo da criação do Instituto, visando levar a Renault para dentro das universidades.

Para chegar ao seu formato atual, o programa passou por duas reformulações. A primeira delas ocorreu em 2012, quando o RX adotou o formato de resolução de problemas e passou a levar desafios para os estudantes nas áreas de Engenharia, Comunicação e Design. A segunda foi em 2016, com a adoção do sistema de startups. Atualmente o desafio é dividido em três categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy. 

Renault Experience from Renault do Brasil on Vimeo.

Desde o início do modelo de startups já participaram do desafio mais de 42 mil estudantes, representando cerca de 500 universidades de 25 estados brasileiros. Com duração total de um ano, cada edição contém três fases, sendo as duas primeiras realizadas em ambiente on-line. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado.

Edição 2016/2017:

  1. Startup: Interackt | Universidade: UFBA
  2. Startup: ParkCare | Universidade: UTFPR
  3. Startup: OneChange | Universidade: UTFPR

Edição 2017/2018:

  1. Startup: Senscar | Universidade: UNINTER
  2. Startup: iDEliver | Universidade: UFES
  3. Startup: Arquimedes | Universidade: USP

Edição 2018/2019:

  1. Startup: OrniTwizy | Universidade: FEEVALE
  2. Startup: Ride | Universidade: UFSC
  3. Startup: Eva | Universidade: UFES

 Edição 2019/2020:

  1. Startup: FarmTwizy | Universidade: FEEVALE
Programa Geração Futuro (Foto: Rodolfo Buhrer/Renault)

EIXO MOBILIDADE SUSTENTÁVEL  

No eixo de Mobilidade Sustentável, o principal projeto desenvolvido pelo Instituto é “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança no trânsito de crianças, diretamente ligado à atividade da Renault do Brasil. A iniciativa tem o objetivo de contribuir para melhorar a realidade do trânsito no Brasil.

O programa está presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 200 mil crianças de 4 mil escolas pelo Brasil já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

O Trânsito e Eu from Renault do Brasil on Vimeo.

ESG

Cada vez mais o termo ESG (Environmental, Social & Governance ou Ambiental, Social e Governança, em português) tem ganhado força nas organizações e na sociedade. A sigla é utilizada para identificar e medir os investimentos sustentáveis realizados pelas empresas nas três áreas citadas. Com o auxílio do Instituto, a Renault do Brasil realiza ações em todas as categorias.

Na parte “ambiental” estão os investimentos em carros 100% elétricos, que auxiliam a reduzir a emissão de poluentes e promovem um trânsito mais limpo e silencioso. Na categoria “social” estão os projetos do Instituto Renault voltados para a geração de renda e diminuição das desigualdades sociais.

Além dos projetos principais nos eixos de Inclusão e Mobilidade, o Instituto Renault apoia diversas outras iniciativas como: AACD, Casa do Zezinho, Unilehu e ADFP.

Casa da Cultura (Foto: Rodolfo Buhrer/Renault)

AACD

A parceria entre a Renault e a AACD teve início em 2011. Desde então a Renault já realizou a doação de oito veículos à instituição, os quais foram utilizados para captar recursos que refletiram em atendimentos para os pacientes com deficiência física.

Casa do Zezinho

A Renault é parceira da Casa do Zezinho desde 2012, quando realizou a doação de um Master para auxiliar nas atividades do projeto.     

Localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a Casa do Zezinho é uma ONG que promove oportunidades para crianças e jovens da comunidade em situação de vulnerabilidade social por meio de atividades de educação, arte, cultura, formação geral e oficinas de capacitação profissional.

Unilehu

A Unilehu (Universidade Livre para a Eficiência Humana) é uma organização do terceiro setor que tem por missão principal tornar possíveis iniciativas sociais que façam a inclusão acontecer. O Programa Supera é a unidade de geração de renda da Unilehu. Com foco na geração de renda, desde 2007 o Supera possibilita a criação de oportunidades a pessoas em vulnerabilidade social, através da oportunidade de trabalho e formação na costura.   

Vídeo Institucional – Instituto Renault from Renault do Brasil on Vimeo.

ADFP

A Renault é parceira da ADFP (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) desde 2009, quando realizou a cessão de um Master transformado pela Renault para o transporte de deficientes físicos para auxiliar no trabalho de inserção social realizado pela instituição. A ADFP é uma organização do terceiro setor, fundada em 1979 com o objetivo de instituir e coordenar amplos serviços de assistência e reabilitação aos deficientes físicos. 

#MOBILIZARENAULT

Durante a pandemia do coronavírus, o Instituto Renault desenvolveu diversas iniciativas para reduzir os impactos negativos da Covid-19 para a sociedade. Para isso, foi criada a campanha #MobilizaRenault, com o objetivo de estimular e dar voz a todos que estão se mobilizando para diminuir os impactos causados pelo coronavírus, divulgando os projetos que estão sendo desenvolvidos, para reconhecer e engajar cada vez mais pessoas. Por meio da campanha, os colaboradores da Renault do Brasil arrecadaram e doaram voluntariamente mais de 40 toneladas de alimentos, distribuídos entre instituições de Curitiba (PR) e região metropolitana, como lares voluntários, asilos, casas de recuperação, hospitais, tribos indígenas e comunidades em vulnerabilidade social.

 

Associação Borda Vida (Foto: Rodolfo Buhrer/Renault)