Ela voltou! Nova Kombi será vendida no Brasil; conheça a ID.Buzz

0

ID.Buzz tem motor elétrico de 204 cv e mais de 400 km de autonomia. Volkswagen vai vender lote de 70 unidades da nova Kombi em comemoração aos 70 anos de Brasil

Nova Kombi no Brasil: Volkswagen ID.Buzz será vendida com lote de 70 unidades
Nova Kombi no Brasil: Volkswagen ID.Buzz será vendida com lote de 70 unidades

A lendária Kombi está de volta ao Brasil! Em comemoração aos 70 anos da Volkswagen no país, a empresa confirmou que vai lançar o ID.Buzz, um modelo elétrico que carrega o charme do clássico utilitário. A antiga Kombi, que encerrou a produção em 2013 vai voltar, dessa vez totalmente hitech com uma edição especial limitada de 70 unidades. O preço da nova Kombi ainda não foi informado.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O ID.Buzz é o símbolo da era eletrificada da Volkswagen e representa a união das estratégias de crescimento e descarbonização da marca na região. Trata-se de, pelo menos, da terceira vez que a Volks cria um veiculo inspirado na Kombi e dessa vez o projeto saiu do papel.

O veículo passou por vários testes no Brasil, obtendo resultados excelentes em avaliações realizadas no último ano junto a parceiros de negócios, concessionários, fornecedores, autoridades e, é claro, os clientes. O ID.Buzz fez sua estreia na América Latina durante o festival de música e entretenimento Rock in Rio, no Rio de Janeiro.

Kombi T1 vista do interior com estilo retrô mas com recursos tecnológicos da ID.Buzz
Kombi T1 vista do interior com estilo retrô mas com recursos tecnológicos da ID.Buzz

O veículo também encontrou a própria Kombi T1 de 1961, carinhosamente chamada de “Corujinha”, na Garagem VW, na fábrica da Anchieta, em São Paulo. Esses eventos marcaram a presença do novo clássico no Brasil e reforçaram sua ligação com o público.

A chegada da Nova Kombi, ou melhor do ID.Buzz, representa um passo importante para a Volkswagen do Brasil no segmento de veículos elétricos, que teve um crescimento de 21,7% entre 2021 e 2022 no país. Com base na primeira geração da Kombi original, a T1, o veículo totalmente elétrico resgata o design icônico da mobilidade elétrica. A Kombi do futuro é construída sobre a plataforma modular elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen.

O ID.Buzz é equipado com uma bateria de 77 kWh que alimenta um motor elétrico de 204 cv, movendo o eixo traseiro. Possui diversas assistências, como Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e Turn Assist, que facilita as conversões transversais, levando em consideração os 4,7 metros de comprimento do veículo e 2,98m de entre-eixos.

Além disso, a carga da bateria pode ser realizada em estações de carregamento rápido de corrente contínua, alcançando de 5% a 80% em cerca de 30 minutos. A autonomia é de 415 km no ciclo WLTP. Há uma versão recém lançada com sete lugares, chassi estendido e maior autonomia. Contudo, não deverá ser essa a versão vendida no Brasil.

ID.Buzz: nova Kombi

O ID. Buzz, minivan elétrica da Volkswagen, combina as tendências automotivas atuais com os detalhes característicos da primeira geração da Kombi. Além de ser versátil e equipado com motor elétrico, o ID. Buzz possui recursos de conectividade inteligente com o ambiente e uma variedade de sistemas de assistência e informações, fornecendo os pré-requisitos técnicos para a condução autônoma. O software do veículo é atualizado remotamente e o carregamento das baterias é feito através do sistema Plug & Charge.

O cuidado com os detalhes é evidente no design interior e exterior do ID. Buzz. Um exemplo é a presença das silhuetas estilizadas do veículo nos acabamentos laterais e nos bancos da versão de cinco lugares, remetendo à primeira Kombi. O design externo do ID. Buzz também faz referência ao lendário modelo, com proporções únicas que lembram a T1. Ao sentar no veículo, é possível perceber a posição próxima ao eixo dianteiro, assim como na T1, proporcionando equilíbrio e estabilidade.

No entanto, ser um ícone vai além do design. Um verdadeiro ícone é algo definitivo e universal. Analisando exemplos na arquitetura, muitas cidades são reconhecidas por seus edifícios icônicos, como a Elbphilharmonie em Hamburgo, a Torre Eiffel e a igreja de Sacré-Cœur em Paris, ou o Big Ben em Londres. Da mesma forma, em produtos de consumo e na arquitetura, há paralelos claros com a Kombi. O design dessas estruturas é tão extraordinário e expressivo que se destacam de tudo ao seu redor.

A Volkswagen busca criar um ícone com o ID. Buzz, mantendo as características essenciais da Kombi original, mas também desenvolvendo detalhes que aprimoram o conceito básico do veículo. Esse cuidado com o legado da Kombi e a inovação trazida pela mobilidade elétrica são elementos-chave no desenvolvimento do ID. Buzz.


LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil