SUV compacto abandona o desejado motor turbodiesel e perde torque na versão 4×4. Jeep Renegade 2022 terá bloco 1.3 turboflex
Thiago Ventura
Uma boa e uma péssima notícia para os proprietários e fãs do Jeep Renegade 2022. O modelo deixará de oferecer o motor turbodiesel, que era a cereja do bolo de uma combinação de sucesso: o desejado bloco diesel num SUV compacto de tração integral. Pior ainda: a versão 4×4 terá menos torque se comparado ao atual. Por outro lado, o Renegade 2022 abandona o velho e beberrão motor 1.8 eTor.Q.
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Nesta sexta, a marca americana divulgou um teaser e confirmou as mudanças para seu Renegade 2022. Ele será equipado com o motor T270 com potência de 185 cv (etanol) / 180 cv (gasolina) e 270 Nm de torque – em todas as suas versões 4×2 e 4×4. A Jeep se apressa em dizer que o carro “passará a contar com ainda mais performance, mantendo sua iconicidade”, mas os números não mentem.
O Jeep Renegade 2022 perde o eficiente motor 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e 350 Nm de torque, que era acoplado com uma transmissão automática de nove marchas marchas. Ou seja, a partir do próximo ano, o carro ganha 15 cv de potência, mas perde 80 Nm (8,16 kgf.m) de torque! Felizmente, a marca confirmou que o câmbio de nove marchas permanecerá.
A mudança também terá outro aspecto negativo. Certamente o Renegade 2022 custará mais caro que a linha atual. Logo, o consumidor pagará a mais por um motor que não é diesel e que ainda vai consumir mais combustível. Afinal, a economia do diesel é outro diferencial para quem optar por esse tipo de motorização.
A Jeep já se apressou em dizer que tal mudança não afetará a performance off-road do veículo e inclusive reuniu parte da imprensa especializada para testá-lo. As opiniões dos jornalistas foram muito positivas, de forma que SUV consegue superar obstáculos.
Os atributos do Renegade 2022 também são exibidos no teaser. “A versão Trailhawk (4×4) equipada já com o novo motor T270 aparece a seguir em uma sequência de cenas, mostrando que é capaz de superar os mais diversos desafios fora de estrada, como uma poça enorme de lama, uma descida em 45 graus na terra molhada e um trecho bem esburacado como uma caixa de ovos, além de passar por trechos alagados com água e estradas de areia e de pedras”, diz a marca.
Além disso, a versão topo de linha, o Renegade Trailhawk 4×4 com motor T270 manterá o selo “Trail Rated”. Esse emblema garante que o modelo tenha capacidade off-road suficiente para atingir metas de performance em cinco categorias: tração, capacidade de submersão, articulação, manobrabilidade e altura em relação ao solo.
Por outro lado, as versões flex terão um salto com o novo motor. O Renegade era oferecido com o velho motor 1.8 aspirado de até 139 cv (E) e torque de 188 Nm. Nesse aspecto, o filme muda de história!
O antigo motor era sinônimo de algo consumo de combustível com desempenho limitado. Agora o Renegade 2022 terá o 1.3 Turboflex com 185 cv e 270 Nm de torque. Ou seja, 46 cavalos a mais e 82 Nm de torque extras! Dessa forma, o SUV vai andar muito mais e gastar um pouco menos.
O modelo terá o sistema Jeep Traction Control + em todas as versões Turbo Flex. O sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso.
A Jeep pretende convencer o consumidor que a troca do motor 2.0 turbodiesel pelo 1.3 turbo Flex será benéfica. Na sua opinião, tal mudança será bem vinda? Comente abaixo!
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