De olho no sucesso que as compatriotas BYD e GWM têm feito no Brasil, outra marca chinesa pretende investir no Brasil. Ou melhor: reinvestir. Trata-se da Chery, que revelou planos para ingressar no mercado brasileiro em 2024. Mas como assim ingressar? E a Caoa?
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Pois bem: a Chery pretende lançar carros eletrificados das submarcas Omoda e Jaecoo, numa proposta mais premium. Já os modelos “Chery” continuarão sendo comercializados no Brasil fruto da parceria com a Caoa. Essa história lembra o que já aconteceu com a Hyundai e o grupo Caoa, caso que acabou na Justiça com vitória para a empresa brasileira. Ou seja: prevejo embate judicial…
Um pouco dessa estratégia foi revelada durante o Chery Tech Day, que acontece na cidade de Wuhu, Anhui, China. a Chery quer expandir as marcas Exeed, Omoda e Jaecoo em vários mercados, com planos de chegar a pelo menos 20 mercados até 2025, indo além de Rússia e China. Até o final do ano, a Chery tem planos de introduzir suas operações na Espanha, Itália e Polônia.
Para o Brasil, a ideia é abrir 40 concessionárias de uma só vez, com a introdução de modelos híbridos e elétricos, bem como veículos movidos a combustão com motores flex. Omoda C5 e Jaecoo J7 são os modelos escolhidos. Nota importante: essa operação, que parece um pouco com a estratégia da GWM, é completamente independente , não tendo qualquer relação com o grupo Caoa.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
Será uma nova empreitada no Brasil. A marca chegou por aqui em 2009 mas, com uma safra de carros de qualidade duvidável, como QQ e Celer, não deu muito certo. Em 2017, fez parceria com o grupo Caoa, gerando a Caoa-Chery. Apostando em SUVs híbridos, tem conseguido sucesso com modelos como Tiggo 5X e Tiggo 8.
Agora a conversa é outra: os carros chineses, de modo geral, evoluíram muito tanto em design e tecnologia, quando em qualidade de construção. A ambição é que as marcas Omoda e Jaecoo alcancem posições de destaque no mercado, figurando entre as 10 marcas mais vendidas no Brasil.
Entre as novas marcas que a Chery vai trazer para o Brasil está a Omoda. Ela tem uma abordagem mais jovem e minimalista, assemelhando-se ao perfil adotado pela Volvo nos últimos anos.
O Omoda C5, o primeiro lançamentono Brasil, oferecerá uma versão elétrica com 225cv de potência, 34kgfm de torque e uma bateria de 61kwh, proporcionando uma autonomia de 450km. Além disso, a versão terá um motor 1.6 turbo flex de 149cv.
A marca Jaecoo, que foca em modelos premium, promete ser ainda mais ousada, com a proposta de rivalizar com Land Rover. Ou seja, SUVs de luxo e boa capacidade off-road.
A Jaecoo revelou o J7 de cinco lugares e o J8 com capacidade para até 7 pessoas. Contudo, a versão final de produção não foi divulgada. Certamente contarão com propulsores híbridos plug-in.
Outra marca do grupo, a Exeed é voltada para o segmento luxo, enquanto a Chery é mas generalista. A vinda desses carros é mais complexa. Isso porque já foram anunciados pela própria Caoa-Chery e carros de teste já foram flagrados no Brasil.
A Caoa afirma deter direitos de vender também os modelos Exeed no Brasil, enquanto a Chery tem vontade de ter a empresa brasileira como parceira-local, sem controle sobre o negócio. Entre os modelos, há o RX, um SUV com 4,78 metros de comprimento, que receberá em breve uma versão híbrida plug-in.
Controvérsias brasileiras à parte, a Chery International tem planos ambiciosos. Durante o Chery Tech Day, a marca revelou seus avanços tecnológicos e suas perspectivas para o futuro. Sob a estratégia “Chery 2025”, a empresa se concentra em cinco grandes áreas de tecnologia: segurança, eficiência energética, espaço, cockpit inteligente e direção autônoma. Esses avanços estão reformulando a definição de um “novo automóvel”, orientando todos os produtos da Chery para um patamar mais elevado.
A estratégia “Chery 2025” promete mudanças disruptivas, “impulsionando o desenvolvimento através da inovação tecnológica e abrindo caminho para um novo paradigma de transporte”.
O evento também apresentou tecnologias de ponta, como o RoboTaxi de direção autônoma de nível L4, a IA LION de grande escala e modelos de veículos de energia renovável.
A Chery ainda anunciou parceria com União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para projetos de proteção ao meio ambiente.
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…