Terrível! Renault Duster leva zero estrelas e Latin NCAP exige recall

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SUV da marca francesa fracassa em teste de impacto da Latin NCAP e entidade sugere recall do tanque que pode vazar combustível. Suzuki Swift também é reprovado com zero estrela

Latin NCAP criticou o fato do Duster vendido na América Latina ter menos equipamentos de segurança que o Europeu
Latin NCAP criticou o fato do Duster vendido na América Latina ter menos equipamentos de segurança que o Europeu

Má notícias para quem é proprietário do Renault Duster de nova geração e do Suzuki Swift. Os modelos foram reprovados em crash test e levaram zero estrela de segurança, segundo o Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe. Os resultados foram divulgados nesta sexta (27) e a entidade pede soluções urgentes para melhorar a segurança dos modelos e exige recall para arrumar falha no tanque de combustível do Duster.

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O Renault Duster, produzido na América Latina e na Romênia, com dois airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, obteve zero estrela no novo protocolo do Latin NCAP. O SUV compacto obteve 29,47% em Proteção de Ocupantes Adultos, 22,93% em Proteção de Ocupantes Infantis, 50,79% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 34,88% em Sistemas de Assistência de Segurança.

O Suzuki Swift, fabricado na Índia e no Japão, com dois airbags de série também ganhou zero estrela. O modelo compacto popular obteve 15,53% em Proteção de Ocupantes Adultos, 0% em Proteção de Ocupantes Infantis, 66,07% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência de Segurança. O resultado é válido para as versões hatchback e sedan.

Latin NCAP: por que o Duster zerou no teste?

Segundo o Latin NCAP, o SUV bombou no teste por não oferecer airbags laterais de corpo nem de proteção lateral de cabeça de série, como acontece no modelo vendido na Europa sob a marca Dacia. No impacto frontal, o Duster apresentou estrutura instável e perda de combustível. No cenário potencial de um teste regulatório sob a norma UN95, o modelo falharia devido à abertura da porta.

Para a entidade, a perda de combustível registrada no impacto frontal exige ações da Renault, não só resolvendo o problema na produção, mas também fazendo um recall das unidades vendidas no mercado. O Latin NCAP entende que essas unidades poderiam ter essa perda de combustível no tanque após um impacto. “Na mesma linha, a abertura da porta no impacto lateral exige uma ação imediata da Renault, pois apresenta um sério risco de ejeção do passageiro em caso de impacto lateral”.

“O fraco desempenho de segurança oferecido pela Renault e a Suzuki para os consumidores latino-americanos é decepcionante e perturbador. O Latin NCAP insta e incentiva a Renault e a Suzuki a melhorar drasticamente a segurança padrão desses modelos o mais rápido possível. Os consumidores na América Latina são obrigados a pagar mais do que o preço básico para obter os mesmos equipamentos de segurança que a Renault/Dacia e a Suzuki oferecem como padrão em outros mercados, como a Europa. Em alguns casos, essas marcas nem mesmo as oferecem como opção para a América Latina e o Caribe”, declarou Alejandro Furas, Secretário-Geral do Latin NCAP.

Resposta da Renault

Após divulgação do péssimo resultado, a Renault soltou nota sobre o Duster. Confira na íntegra abaixo:

O veículo Duster, que teve o seu teste divulgado em agosto de 2021, é exatamente o mesmo em termos de conteúdos de segurança ativa e passiva em relação ao veículo que obteve quatro estrelas na proteção para adultos e três estrelas na proteção para crianças, em teste realizado pela mesma instituição em 2019.
Em 2020 o Latin NCAP mudou os protocolos de testes e, por conta disso, os resultados são diferentes.
É importante reforçar que o Renault Duster cumpre rigorosamente as regulamentações nos países em que é comercializado, superando-as em alguns quesitos. O modelo traz diversos equipamentos de segurança como ESP, alerta de ponto cego, câmera Multiview, assistente de partida em rampa, entre outros, que não são obrigatórios por lei.
A Renault considera que, assim como houve uma grande evolução na segurança veicular nos últimos anos, o tema seguirá evoluindo e a Renault continuará a oferecer produtos com alto nível de segurança.

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