CNH Social DF: inscrições para programa seguem até 6 de junho

0

Detran oferece 5.000 vagas no CNH Social DF para estudantes e cidadãos. Inscrições do Programa Habilitação Social seguem até junho

CNH Social DF: Detran oferece 5.000 vagas no CNH Social DF no programa (Foto: Thiago Ventura/CEC)
CNH Social DF: Detran oferece 5.000 vagas no CNH Social DF no programa (Foto: Thiago Ventura/CEC)

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) prorrogou o prazo para inscrições do Programa Habilitação Social. Os interessados têm até 6 de junho de 2022 para participar, por meio do Portal de Serviços do Detran-DF. Mais de 24 mil inscrições já foram contabilizadas para conseguir no CNH Social DF.

Por falar em CNH, BRASIL TEM NOVO MODELO DO DOCUMENTO. SAIBA MAIS AQUI

A medida visa dar mais uma oportunidade para aqueles que ainda querem participar das etapas de inscrição e seleção, podendo ser contemplados posteriormente, com o processo de habilitação. Até o momento foram contabilizadas 24.752 inscrições.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 1.500 na modalidade Estudante Habilitado e 3.500 na modalidade Cidadão Habilitado. Quem for selecionado, vai conseguir fazer todo o processo para tirar a CNH de forma gratuita.

Leia: 
Propaganda do Polo com casal gay gera polêmica e VW responde
Receita Federal volta a analisar pedidos de isenção de IPI para PcD
Volkswagen lança regras sobre diversidade e proíbe condutas machistas e homofóbicas em concessionárias

Os procedimentos e critérios de seleção constam na Instrução nº 179/2022, publicada no Diário Oficial do DF de 22 de março de 2022. O Detran recomenda a leitura integral do edital, pois é de suma importância para participação no Programa, confira a Instrução nº 179, de 18 de março de 2022.

Para este ano, o Detran irá disponibilizar cinco mil vagas para pessoas de baixa renda que estejam inscritas, no Cadastro Único (CadÚnico) do Distrito Federal, e que sejam domiciliadas no DF há pelo menos 2 anos. Outro requisito é que o candidato não esteja judicialmente impedido de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e não tenha sofrido, nos últimos 12 meses, penalidades decorrentes de infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima, ou não seja reincidente, em infração média.

Para participar, o interessado precisa acessar o portal do Detran: portal.detran.df.gov.br.

CNH Social: Estudante Habilitado

Além dos requisitos anteriores, para se inscrever na modalidade Estudante Habilitado é necessário ter idade entre 18 e 25 anos e estar cursando ou já ter concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública de ensino, ou como bolsista integral em instituições privadas. Além disso, é preciso estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem ou ter participado dele no ano anterior.

Cidadão Habilitado

O candidato a ser beneficiado pelo Projeto Cidadão Habilitado deve ter idade acima de 18 anos de idade na data do requerimento e saber ler e escrever e ainda atender as exigências gerais comuns às duas modalidades.

Serviços disponíveis

A quantidade de vagas disponibilizadas para Habilitação Social observará a proporção para os seguintes serviços:

I – 60% (sessenta por cento) para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH “A” ou “B”;

II – 10% (dez por cento) para adição das categorias A ou B;

III – 10% (dez por cento) para alteração para as categorias C, D ou E;

IV – 10% (dez por cento) para renovação da CNH; e

V – 10% (dez por cento) para CNH definitiva.

O Programa será executado em três fases: inscrição, seleção e processo de habilitação. Findo o prazo das inscrições, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Justiça (Sejus), parceiras no programa, terão 60 dias para publicar os selecionados de cada órgão no sistema informatizado disponibilizado pelo Detran. O resultado final dos candidatos inscritos, selecionados e classificados para o Programa será disponibilizado por consulta individualizada, exclusivamente em meio eletrônico, no Portal de Serviços do Detran-DF, em data e hora a serem divulgadas.

LEIA TAMBÉM:
Motorista sem exame toxicológico pode levar multa de R$ 1,4 mil a partir de 1° de julho
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Mecânica para mulheres: aprenda conceitos básicos e saiba se virar quando precisar!