Toyota Corolla Cross 2022 chega por R$ 140 mil para encarar Compass e Volkswagen Taos

2

SUV médio tem como trunfo a fama da marca o nome do sedã médio mais vendido no Brasil. Toyota Corolla Cross 2022 tem duas opções de motor para encarar a concorrência

Toyota Corolla Cross 2022: SUV médio conta com a boa fama da marca japonesa
SUV médio conta com a boa fama da marca japonesa

Oficialmente lançado nesta quinta-feira (11), o Toyota Corolla Cross 2022 para concorrer com Jeep Compass e o novo Volkswagen Taos, dentre outros. Além de dividir o nome do sedã-médio, também oferece as mesmas opções de motor: 2.0 aspirado de 177 cv ou híbrido 1.8 + elétrico de 123 cv. O carro chega as lojas a partir do dia 25/03.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Toyota Corolla Cross 2022: SUV médio conta com a boa fama da marca japonesa
SUV médio conta com a boa fama da marca japonesa

Equipamentos Toyota Corolla Cross 2022

O novo SUV oferece desde a versão de entrada, a XR, itens como ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes – altura, distância e inclinação, banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes (distância e inclinação), direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal, e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8”, rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay.

Já as versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, enquanto somente a XRE conta com paddle shift no volante.

Toyota Corolla Cross 2022: interior da versão XRX
Interior da versão XRX

Quando equipado com conjunto híbrido, o XRV e XRX contam com modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições: altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento e teto solar elétrico com função antiesmagamento.

A edição limitada Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid. O SUV acrescenta carregador por indução para celular (wireless charger) e alguns acessórios, tais como estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.

 XRE 2022
XRE 2022

Tabela de preços Toyota Corolla Cross 2022:

XR 2.0L Flex R$ 139.990
XRE 2.0L Flex R$ 149.990
XRV Hybrid Flex R$ 172.990
XRX Hybrid Flex R$ 179.990,00
Special Edition R$ 183.980,00

Toyota Corolla Cross XRE 2022
XRE 2022

LEIA TAMBÉM
Toyota Hilux SRX 2021: veja fotos da versão top de linha da picape que custa R$ 242 mil
Toyota Hilux 2021: picape média ganha novo visual e mais potência no motor
Teste | Toyota Yaris XLS 2019 vale pelo design, mas cobra caro pelo pacote

Design

O Corolla Cross exibe visual robusto e agressivo, com destaque na grade trapezoidal dupla   A grade superior, pintada em cinza escuro e em formato de colmeia, ao melhor estilo Lexus, acomoda a logomarca Toyota. Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul. Já a grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road e conta com os faróis de neblina em LED para todas as versões. 

O para-choque possui grandes vincos, ressaltando o caráter robusto do modelo, e onde repousam os faróis em formato horizontal, que partem desde a lateral do Corolla Cross até encontrarem a grade superior dianteira. Na versão de entrada, os faróis são de halogêneo, enquanto nas demais versões, de LED. Já as versões híbridas contam com acabamento na cor azul também nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights – DRL.

Toyota Corolla Cross XRE 2022
Versão XRE 2022

O perfil lateral do Corolla Cross é um de seus pontos mais distintos. A linha de cintura é formada por um eixo proeminente que percorre o carro da frente até a traseira. O perfil elegante da cabine expressa modernidade e eficiência.

Em termos de estilo, destacam-se as maçanetas externas na cor do veículo, enquanto as versões híbridas possuem moldura superior das janelas com acabamento cromado. O acabamento em plástico preto segue toda a lateral do veículo até a traseira, inclusive envolvendo as rodas. Já o rack de teto longitudinal garante a sensação de utilidade de um verdadeiro SUV.

Na traseira, os para-lamas seguem o perfil robusto e de formato tridimensional dos para-choques dianteiros e as lanternas seguem o estilo horizontal, “abraçando” o veículo desde a lateral. Destaques para a parte central da traseira, onde se encontra a abertura da tampa do porta-malas, com a inscrição Corolla Cross, e o spoiler traseiro, trazendo dinamismo ao SUV da Toyota.

Toyota Corolla Cross 2022Toyota Corolla Cross 2022

Fichas técnicas

 Híbrido Flex
MOTORdianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.798 cm3, duplo comando com variador na admissão, flex + 2 motores elétricosdianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.987 cm3, comando duplo com variador na admissão e escape, injeção direta, flex
POTÊNCIA/TORQUEcombustão: 98/101 cv a 5.200 rpm/ 14,5 kgfm a 3.600 rpm; elétricos: 72 cv e 16,6 kgfm combinados: 122 cv169/177 cv a 6.600 rpm; 21,4 kgfm a 4.400 rpm
TRANSMISSÃOtranseixo com CVT, tração dianteiraautomático tipo CVT com simulação de 10 marchas; tração dianteira
SUSPENSÃOindependente McPherson dianteira e eixo de torção na traseiraindependente McPherson dianteira e eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS liga leve aro 18″ com pneus 225/50 R18liga leve aro 18″ com pneus 225/50 R18 ou liga-leve aro 17″ com pneus 215/60 R17
FREIOSdiscos sólidos na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBDdiscos sólidos na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD
PESO1.400 (XRV)/ 1.450 (XRX) kg em ordem de marcha1.420 kg em ordem de marcha
DIMENSÕEScomprimento 4.460 mm, largura 1.825 mm, altura 1.620 mm, entre-eixos 2.640 mmcomprimento 4.460 mm, largura 1.825 mm, altura 1.620 mm, entre-eixos 2.640 mm
CAPACIDADEStanque 36 litros, porta-malas 440 litrostanque 36 litros, porta-malas 440 litros
Toyota Corolla Cross XRX 2022

Design interior

O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças. No SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação maior de amplitude.

O console central também tem espessura mais grossa e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. Além disso, os puxadores internos das portas têm um design flutuante, trazendo uma impressão poderosa característica de um SUV e uma sensação de alta qualidade. Outros detalhes que garantem elegância e requinte a bordo são as maçanetas internas das portas e os difusores de ar no painel central que possuem acabamento na cor prata.

Acabamento do Toyota Corolla Cross 2022

O acabamento interno primoroso, marca registrada de todo Corolla, segue sendo um ponto de destaque no Corolla Cross com três tipos de acabamento dos bancos. A versão XR conta com partes revestidas de tecido preto. Já as versões XRE e XRV Hybrid contam exclusivamente com partes revestidas de couro e material sintético preto, enquanto a versão topo de linha XRX Hybrid é dotada de partes revestidas de couro e material sintético bege.

O volante de três raios com controles de áudio e computador de bordo tem acabamento em couro. A versão XRE ainda conta com aletas para trocas de marcha (paddle shift). Os ocupantes do Corolla Cross disfrutam de muitos porta-copos e objetos nas portas, no console central e no apoio de braços no banco traseiro, oferecendo conforto e comodidade.

O painel de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid contam com três mostradores: um circular, no centro, onde é possível visualizar o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde exibe ao motorista o conta-giros (nas versões XR e XRE) e o indicador do sistema híbrido (na versão XRV Hybrid) e o termômetro do motor para ambas abaixo do semicírculo; e uma tela de TFT de 4,2” colorida do lado direito que mostra o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia etc.

Já a versão XRX Hybrid possui uma tela de TFT digital colorida de 7” no centro do painel, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo. Enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, no lado direito é possível visualizar a informação de combustível e temperatura do motor.

A versão XRX Hybrid do Corolla Cross ainda conta com iluminação ambiente e teto solar elétrico, garantindo aos ocupantes maior prazer ao dirigir e sensação de esportividade. Com movimentos de basculamento e retrátil, ele tem acionamento elétrico por um toque e função antiesmagamento.

Toyota Corolla Cross XRX 2022
Versão XRX 2022
Toyota Corolla Cross XRX 2022
Toyota Corolla Cross XRX 2022
XRX 2022

2 Comentário

  1. […] O nome do modelo de maior sucesso da história da Toyota é aplicado no inédito SUV médio que a marca lança no Brasil em março. O Toyota Corolla Cross terá fabricação nacional e vai ser equipado com conjunto mecânico semelhante ao do sedã-médio. No caso, opção de motor 2.0 aspirado de 177 cavalos ou o 1.8 híbrido de 123 cv. Clique aqui para saber mais sobre o veículo! […]

Comentários fechados