Capacidade o porta-malas é valorizada pelo consumidor na hora de comprar um carro novo. Saiba como é medido o volume nos carros da General Motors
Item muito valorizado pelo consumidor na hora de comprar um carro novo, o voluma do porta-malas gera bastante controvérsia. As montadoras disputam quem consegue levar mais por menos, num parâmetro em que tamanho é documento. Contudo, nem sempre o volume oficial divulgado pela marca representa boa capacidade de carga. Descubra o mistério por trás do porta-malas no teste que é feito pela General Motors.
“Observamos que o cliente valoriza o aproveitamento do espaço para bagagens. Por isso, nos modelos da Chevrolet, o porta-malas é projetado com base no tipo de bagagem que o público-alvo do veículo costuma transportar”, explica Alex Santos, engenheiro de Integração da GM América do Sul.
Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Segundo a marca, o projeto considera o tipo de carga que transporta o consumidor de cada categoria. Enquanto consumidores de hatches e SUVs geralmente oferecem a flexibilidade da cobertura móvel e dos bancos rebatíveis, os compradores de sedãs agradam de um compartimento isolado da cabine e de proporções bem generosas, por exemplo.
A métrica utilizada para definir o espaço de um porta-malas é o seu volume. A medição utiliza-se de um método amplamente difundido no mercado, chamado sistema VDA. Blocos com um litro de capacidade cúbica são devidamente acomodados no compartimento de carga. Conforme o padrão ISO 3832, é permitido otimizar a distribuição dos blocos. Logo nem sempre a volume informado informada representa boa capacidade de levar objetos.
A medição é feita virtualmente e há depois uma validação física, e a disposição dos blocos não pode interferir no processo de abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do bagageiro, por exemplo.
Como exemplo, considere o volume do porta-mala do Chevrolet Onix. Para mostrar como é feito o teste, o modelo foi levado para o Campo de Provas da GM, em Indaiatuba. Ao todo, são acomodados 303 blocos de um litro no porta-malas do hatch, já no do sedã, essa capacidade sobe para 500 blocos. Logo, a marca divulga essas capacidades para seus modelos.
A relação entre altura, largura e profundidade do porta-malas determina se o espaço é capaz de acomodar malas de diferentes tamanhos, um carrinho de bebê ou uma bicicleta. Na hora de organizar o bagageiro, o ideal é posicionar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas, garantindo a melhor dinâmica veicular e evitando que a frente do carro e os faróis empinem.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Chevrolet Onix RS 2021 é esportivo no visual; veja em detalhes
Recém lançado, Chevrolet Onix Plus registra casos de incêndio e marca pode convocar recall
Chevrolet convoca ‘recall branco’ para consertar falha na direção do Onix e Tracker
GM tem até dia 6 para se explicar no Procon devido vazamento de óleo no Onix Plus
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass
Se as cargas tiverem densidade semelhante, prefira acomodar aquelas de maior volume primeiro, encaixando objetos menores depois. O peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o automóvel.
No porta-malas, alguns modelos t oferecem ganchos para pendurar sacolas, assoalho de altura regulável e porta-ferramentas – recursos que facilitam o dia a dia do motorista. Entre os acessórios possíveis, bolsa organizadora, rede porta-objetos e o tapete de bandeja impermeável podem ser uma mão na roda do consumidor! (
LEIA TAMBÉM:
Justiça nega pedido de motorista para mudar placa ‘GAY’ de Toyota Corolla
Presidente da Stellantis explica carro com preço caro no Brasil: ‘consumidor quer mais SUVs e picapes’
Com inscrição a R$ 6 mil, Audi Driving Experience abre vagas para curso de direção em esportivos
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…