Capa

Renault Captur Iconic 2022 tem inédito motor 1.3 turbo da Mercedes

SUV compacto francês ficou mais refinado e ganhou motor 1.3 turbo de 175 cavalos. Confira em detalhes o Renault Captur Iconic 2022

Thiago Ventura

Beleza externa sempre foi o forte do Renault Captur, mas faltava mais aprimoramento no interior e um motor mais empolgante. No entanto, parece que a marca francesa resolveu dar um jeito nesses problemas na linha 2022: o SUV já está nas lojas com visual renovado e inédito motor. Uma pena que o Brasil não recebe a nova geração, já à venda na Europa ocidental, porém o carro deu uma melhorada com as novidades.

Renault Captur Iconic 2022 (foto: Thiago Ventura/Carro Esporte Clube)

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

O Captur 2022 agora é vendido apenas com motor 1.3 turbo de até 170 cavalos com câmbio CVT. O modelo custa a partir de R$ 124.490. Esse da foto, o Iconic tem preço inicial de R$ 138.490

Renault Captur Iconic 2022: Interior ficou mais aprimorado (foto: Thiago Ventura/Carro Esporte Clube)

Design

O Renault Captur 2022 ganhou uma nova grade dianteira e um novo para-choque, que recebeu apliques prateados. O modelo ostenta luz de circulação diurna DRL em LED “C Shape”, que emoldura os faróis de neblina LED com a função “cornering”, auxiliar em curvas. No carro que você nas fotos, na versão topo de linha Iconic, os faróis são full LED.

MAIS CONTEÚDO:
Atenção motorista: prazos para renovar CNH e outros serviços voltam a valer em mais 4 estados
Chevrolet Equinox 2022 chega com visual renovado para correr atrás de Compass e Taos

Logotipo TCe é a melhor forma de identificar a linha 2022 na traseira… (foto: Thiago Ventura/Carro Esporte Clube)

Olhando de lado, o SUV francês mantém a mesma pegada, mas ganha grafismo cromado na parte inferior das portas. Novidade mesmo fica por conta das rodas de 17’’, disponíveis com dois desenhos e dois tipos de acabamento, de acordo com a versão.

LEIA TAMBÉM
Renault On Demand alcança 1,5 mil carros por assinatura no Brasil e promove aumento na tabela
Clio completa 30 anos e nova geração segue longe do Brasil

Duster Zen 2021: confira a versão mais acessível do SUV
Após tirar criador do 208 da Peugeot, Renault contrata mais um designer da concorrência
Para encerrar greve, Renault readmite 747 funcionários e abre novo PDV

Na traseira, para identificar melhor o novo Captur, minha dica é procurar o logotipo TCe, sigla para o inglês Turbo Control Efficiency, em alusão ao motor turbo 1.3 flex. Alguém mais atento vai reparar que a peça aonde está aplicada o nome Captur agora é da cor da carroceria; antes era cromada.

Sai a central de Kwid, entra a multimídia padrão Duster

Captur: interior

O interior do Captur também passou por mudança, em especial no acabamento, com mais materiais soft touch, enquanto o anterior abusada do plástico duro.. A versão topo de linha ganhou ainda a opção bíton no interior com a combinação da cor marrom Castanyera. O painel tem detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar.

O SUV também trocou a central multimídia do Kwid pela do Duster e agora oferece tela de oito polegadas. O equipamento tem Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras.

A parte superior do painel perdeu o irrelevante porta-trecos, enquanto o apoio de braço agora é integrado ao console. Antes era acoplado com o banco do motorista, parecendo solução de capoteiro da esquina. O console central também foi alterado e os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB.

Motor 1.3 turbo é utilizado pela Mercedes-Benz (foto: Thiago Ventura)

Motor 1.3 turbo

A cereja do bolo está sob o capô. O Captur tem o inédito motor 1.3 TCe turboflex quatro cilindros em linha com 170 cavalos de potência com etanol e 163 cv com gasolina. O torque máximo fica nos 270 Nm de torque a partir de 1.600 rpm, seja com gasolina ou combustível de cana.

LEIA TAMBÉM:
Em primeira mão: FCA começa a fabricar motores turbo em outubro e Projeto 363 chega em 2021
Fiat Strada 2021: nova geração da picape-compacta chega por R$ 63,5 mil

Fiat Strada vende mais que carro de passeio e fecha agosto na vice-liderança
Por R$ 92 mil, Fiat Strada 2021 ganha série limitada Opening Edition

O legal desse motor é que ele já é utilizado no Brasil, na rica Mercedes-Benz. O bloco equipa o GLB 200, que já mostramos aqui. Isso acontece pois a marca alemã e a Aliança Renault-Nissan trabalharam juntas no desenvolvimento do produto. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020.

Bancos na cor marrom para dar mais requinte ao modelo

Tecnologia

Ele conta com Injeção direta de combustível, sonda Lambda proporcional e Tratamento DLC (Diamond-Light Carbon): utilizando nano tecnologia desenvolvida na F1, os componentes móveis do cabeçote, anéis e pinos dos pistões receberam tratamento superficial (DLC) para reduzir atrito e consumo de combustível. O bloco importado é montado no Captur no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Além do motor, o carro agora tem direção totalmente elétrica. Antes era eletro-hidráulica, o que deixava o SUV numa condição inferior ao primo Duster, que é mais barato. O motor 1.3 turbo é combinado com o câmbio automático CVT XTRONIC, com oito marchas simuladas.

VERSÕES E EQUIPAMENTOS

Captur Zen: R$ 124.490

  • Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay
  • Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura
  • 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)
  • Câmera e sensores de estacionamento traseiros
  • Controle de estabilidade (ESP) 
  • Controle de tração (ASR)
  • Assistente de partida em rampa (HSA)
  • Luzes de circulação diurna (DRL) em LED
  • Sensor de pressão dos pneus
  • Chave-cartão
  • Sistema Start&Stop
  • Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)
  • Rodas de 17 polegadas

Opcional: pintura bíton

Captur Intense, os equipamentos da Zen mais: R$ 129.490

  • Ar-condicionado automático
  • Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas
  • Sensor crepuscular
  • Sensor de chuva
  • Duas saídas USB para o banco traseiro
  • Função “Follow me home” nos faróis

Opcionais: pintura bíton e revestimento interno premium

Captur Iconic, os equipamentos da Intense mais: R$ 138.490

  • Faróis com tecnologia full LED
  • Sensor de ponto cego
  • Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras
  • Sistema de partida remota do motor
  • Revestimento interno premium

Opcionais: pintura bíton e sistema de áudio  BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo

FICHA TÉCNCA – CAPTUR 2022

ArquiteturaCarroceria monobloco, dois volumes (SUV), cinco lugares e cinco portas 
Motor1.332 cm³, turbo, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, injeção direta central, bicombustível (etanol e/ou gasolina), refrigeração líquida
TraçãoDianteira 4×2
Potência máxima (ABNT)170 cv (E) e 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm
Torque máximo (ABNT)27,5 kgfm (E) e 27,5 kgfm (G) entre 1.600 e 3.750 rpm
Taxa de compressão10,5:1
Câmbio Automático CVT XTRONIC® com opção de trocas sequenciais de 8 velocidades
Direção Elétrica, com diâmetro de giro de 10,9 m
SuspensãoDianteira: independente, tipo MacPherson, triângulos inferiorers, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. Traseira: semi-independente com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais. 
Freios Discos ventilados na dianteira e tambores na traseira com sistema antitravamento (ABS)
Pneus/rodas215/60 R17
Dimensões4.379 mm de comprimento, 1.813 mm de largura (sem retrovisores), 1.619 mm de altura e 2.673 mm de entre-eixos 
Altura livre do solo 212 mm
Ângulos19° de entrada, 30° de saída e 25° de transposição
Porta-malas437 litros
Peso em ordem de marcha 1.366 kg 
Tanque 50 litros 
Consumo (INMETRO)Com gasolina: 12 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade. Com etanol: 8,3 km/l na estrada e 7,5 km/l na cidade
Velocidade máxima 190 km/h (E) e 190 km/h (G)
Aceleração 0 – 100 km/h9,2 segundos (E) e 9,5  segundos (G)

LEIA TAMBÉM:
Justiça nega pedido de motorista para mudar placa ‘GAY’ de Toyota Corolla
Presidente da Stellantis explica carro com preço caro no Brasil: ‘consumidor quer mais SUVs e picapes’
Com inscrição a R$ 6 mil, Audi Driving Experience abre vagas para curso de direção em esportivos

Thiago Ventura

Thiago Ventura é jornalista especializado em veículos e fotógrafo. Com mais de dez anos de jornalismo online, tem passagens por portais, jornais e TV dos principais veículos da imprensa mineira thiago@carroesporteclube.com.br

Posts recentes

Minas ganha primeiro eletroposto da inCharge na BR-381

Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…

3 meses

Carbel abre 80 vagas para trabalhar com BYD em Minas

Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…

4 meses

Bike Fest Tiradentes 2024 registra 23 mil motos e 40 mil pessoas

Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…

5 meses

Comissão aprova isenção de pedágio de motos em rodovias

Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…

5 meses

Férias escolares: saiba o que olhar no carro antes de viajar

Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…

5 meses

Projeto que cria taxa da blusinha também incentiva carros verdes

Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…

6 meses