A história de Jean Bugatti, o criador do Type 57 SC Atlantic

0

Filho mais velho de Ettore Bugatti, Jean Bugatti foi o designer automotivo por trás de um dos mais famosos modelos da história do automóvel

Jean Bugatti: designer  e filho do fundador  foi um dos responsáveis pelo sucesso da marca de luxo
Jean Bugatti: designer e filho do fundador foi um dos responsáveis pelo sucesso da marca de luxo


Jean Bugatti nasceu em 15 de janeiro de 1909, em Colônia, Alemanha. Seu nome completo, Gianoberto Carlo Rembrandt Ettore Bugatti, é uma homenagem às raízes italianas de seu pai Ettore, das quais mais tarde derivou seu apelido francês, Jean. Ettore, na época do nascimento de Jean, foi contratado como chefe do departamento de produção da empresa de motores a gás Deutz AG em Colônia.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

A paixão de Jean por carros surgiu durante sua infância. Quando Ettore abriu sua fábrica em Molsheim, França, em janeiro de 1910, Jean passou a maior parte de seu tempo na oficina e nas instalações de produção da jovem e criativa empresa. Quando adolescente, seu talento floresceu a partir da habilidade e habilidade que aprendeu em Molsheim.

LEIA TAMBÉM:
Bugatti lança mini carro que custa R$ 120 mil
Autoclasica. Bugatti Type 57 Atalante, o Best of Show

A partir do final da década de 1920, a experiência combinada de Jean e Ettore Bugatti estabeleceu a empresa como um dos nomes mais famosos da indústria automotiva. Então, em 1936, aos 27 anos, Jean recebeu as chaves da empresa de seu pai, pronta para levar a Bugatti a um futuro próspero.

Jean Bugatti: Um senso de estilo

Além das tecnologias automotivas de ponta, a paixão de Jean era pelo design de veículos. Com um olhar extraordinário para a forma e a estética, ele criou formas automotivas atemporais que influenciariam a indústria nas próximas décadas.

Type 57 SC Atlantic: um dos ícones da história do automóvel
Type 57 SC Atlantic: um dos ícones da história do automóvel

Com apenas 21 anos, ele projetou os primeiros veículos para a Bugatti. Em 1926, Ettore Bugatti apresentou o Type 41 Royale, o automóvel mais potente, maior e mais luxuoso do mundo, caracterizado por uma potência incomparável e um interior opulento. Dois anos depois, Jean Bugatti projetou o Type 41 Royal Roadster Esders de seis metros de comprimento. O conversível de dois lugares para o fabricante têxtil Armand Esders ainda impressiona hoje com sua elegância única.

Como Armand Esders queria dirigir seu veículo exclusivamente durante o dia, ambos os faróis foram dispensados ​​no Roadster – uma clara contribuição para uma maior elegância. Versões dos veículos Type 46, Type 55 e Aerolithe também vieram dos magistrais traços de caneta de Jean Bugatti.

Obra prima de Jean: Type 57 SC Atlantic

A criação mais famosa de Jean Bugatti foi o Type 57 SC Atlantic em 1936: um cupê com formas fluidas e uma barbatana rebitada única, quase nivelada com a pista abaixo dele. O supercarro incorpora o manifesto dos três pilares da Bugatti – velocidade, luxo e elegância – com foco particular na estética. Isso é mantido até hoje.

O Bugatti Type 57 SC Atlantic 1936 é considerado um dos cupês esportivos mais exclusivos e valiosos do mundo. Apenas quatro Atlantics foram construídos e apenas dois estão preservados em sua condição original até hoje. O segundo dos quatro Atlantics construídos foi para o próprio Jean, que ficou famoso na história automotiva como ” La Voiture Noire “. Este automóvel mítico não foi rastreado desde 1938, presumivelmente perdido durante a Segunda Guerra Mundial. O seu desaparecimento continua a ser um dos grandes mistérios do mundo automóvel.

Jean Bugatti morreu em 11 de agosto de 1939, aos 30 anos, em um acidente de carro em Duppigheim, não muito longe da fábrica Bugatti. Durante um test drive, ele teve que desviar para evitar uma colisão com um ciclista e foi fatalmente ferido no acidente. Um pequeno monumento foi erguido em sua homenagem no local do acidente. Perto dali, no Château St. Jean e nos terrenos da Bugatti em Molsheim, o legado de Jean e seu pai Ettore vive até hoje.

Jean Bugatti projetou o Type 41 Royal Roadster, que tinha  seis metros de comprimento.
Jean Bugatti projetou o Type 41 Royal Roadster, que tinha seis metros de comprimento.

LEIA TAMBÉM
Justiça livra Gontijo de indenizar família de passageiro assassinado durante viagem
Perrengue chique: IPVA de McLaren é R$ 136 mil mais caro em São Paulo do que no ES
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Sua carteira venceu? Contran divulga prazo para renovar CNH vencida na pandemia
Seguro DPVAT: motorista pode ficar isento de cobrança nos próximos dois anos