Primeiro carro elétrico da marca, Cadillac Celestiq 2024 tem 600 cv e tela de 55 polegadas. Modelo terá peças e acabamentos artesanais
A marca premium da General Motors revelou a versão final de produção do seu primeiro veículo 100% elétrico. O Cadillac Celestiq 2024 chega para redefinir o “padrão de luxo automotivo”. A exemplo dos modelos europeus ultraexclusivos, a novidade será fabricada artesanalmente e nenhuma unidade será semelhante à outra. O sedã terá módicos preços a partir de de US$ 300 mil, mais de R$ 1,5 milhão numa conversão simples para o real.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
O novo Cadillac Celestiq 2024 é construído sobre a plataforma Ultium da GM. O bólido terá dois motores elétricos, um para cada eixo, e enorme bateria com 111 kWh. São 600 cv de potência e torque de 867,7 Nm, mas com autonomia baixa para modelos dessa categoria: 483 km. Por outro lado, o sedã vai acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
A Plataforma Ultium também serve como elemento estrutural do veículo, contribuindo para sua resistência geral e sensação de solidez. As células de bateria do Celestiq são montadas horizontalmente, permitindo proporções longas e baixo centro de gravidade do veículo, além de maximizar o espaço interno.
Terá o sistema de Frenagem Regen on Demand, que ajuda a aumentar a autonomia ao converter a energia cinética do impulso de avanço do veículo em eletricidade armazenada na bateria. Também haverá o já conhecido inclui One-Pedal Driving, que dispensa o pedal de freio: ao despressionar o acelerador, o carro começa a parar.
Entre outras novidades, o Celestiq 2024 terá sistema de suspensão a ar adaptativa ao invés das molas helicoidais, para garantir uma suspensão ainda mais suave. O modelo elétrico terá o sistema Magnetic Ride Control 4.0, que foi lançado no Cadillac CT5-V Blackwing, e permite ajustar a suspensão rapidamente às imperfeições da estrada. Também terá direção Traseira Ativa: as rodas traseiras giram na direção oposta das rodas dianteiras para maior manobrabilidade em baixas velocidades. Em velocidades mais altas, as rodas traseiras giram junto com as rodas dianteiras.
Leia ainda:
A estratégia da GM para impulsionar carros elétricos
Leilão online tem Chevrolet Camaro com lance inicial de R$ 90 mil
Chevrolet apresenta Equinox 2022 com inédita versão RS
Luxo
Talvez seja na parte interna a grande atração em termos de luxo e exclusividade. O Celestiq 2024 terá painel digital de até 55″ de fora a fora, contendo duas delas digitais unidas por uma peça única de vidro. O display voltado para o motorista terá densidade de pixels comparável a uma tela de 8K, com informações sobre o veículo e a do passageiro com mídia.
Além disso, o modelo poderá vir com tela touch de 11″ no console central e outra de 8″ na parte de trás, que permitem que os passageiros controlem recursos dentro do veículo, como as posições dos assentos, temperatura da cabine, abertura e fechamento das portas, tingimento do painel do teto em vidro etc. Os passageiros traseiros têm seus próprios displays de 12,6″, montados nos encostos dos bancos dianteiros.
Um controlador multifuncional de cristal direciona a tela principal e é a “joia da coroa” do console central dianteiro, oferecendo controle intuitivo do sistema de infoentretenimento e outros recursos. O mostrador primorosamente detalhado é composto de metal fino e vidro, e abriga o emblema da deusa Cadillac.
O Celestiq terá uma série de acabamentos feitos à mão, incluindo itens de metalurgia como detalhe sem metal com fresagem fina, anodização e polimento feitos artesanalmente. Da mesma forma, o couro é costurado à mão por artesãos. O cliente poderá escolher uma enorme variedade de cores, materiais e acabamentos na parte externa e interna.
Para completar a exclusividade, o modelo tem um teto de vidro fixo. O elemento conta com a tecnologia de partículas suspensas para permitir a transmissão variável. Na prática, o cliente poderá controlar a quantidade de luz em quatro zonas, desde o nível de 1%, o mais opaco até 20% translúcido, padrão dos tetos solares. O vidro é tratado com revestimentos refletivos infravermelhos e de baixa emissividade que ajudam a reter o calor e evitam que a luz solar aumente a temperatura da cabine.
O Cadillac Celestiq 2024 será fabricado artesanalmente no Centro Técnico Global da General Motors, em Warren, Michigan. Será o primeiro veículo de produção já produzido nos 66 anos do no campus de engenharia e design. Deve começar a ser produzido em dezembro de 2023.
LEIA TAMBÉM:
Recém lançado, Chevrolet Onix Plus registra casos de incêndio e marca pode convocar recall
Chevrolet convoca ‘recall branco’ para consertar falha na direção do Onix e Tracker
GM tem até dia 6 para se explicar no Procon devido vazamento de óleo no Onix Plus
Estagiária da Volkswagen cria novo painel para o Nivus e fatura vaga no Design Center
Volkswagen apresenta Taos de olho em tomar o lugar do Compass