Fiat Pulse é o nome do novo SUV da marca que chega com motor 1.0 turbo

0

Derivado do Argo, veículo será fabricado em Betim. Fiat Pulse 2022 será lançado neste ano com motor 1.0 turbo para concorrer com Volkswagen Nivus e outros concorrentes

Chega de mistério! Fiat Pulse é o nome escolhido pela marca italiana para seu inédito SUV compacto produzido no Brasil. O nome do carro foi escolhido através de votação popular, iniciada na final do Big Brother Brasil.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Com uma enquete na plataforma digital suv.fiat.com.br, foram apresentadas três opções: Fiat Pulse, Fiat Domo e Fiat Tuo. Logo o assunto tomou conta das redes sociais, marcando o sucesso da iniciativa ao contabilizar mais de 380 mil votos.

“Pulse é um nome fantástico, que permite inúmeras associações. Tem energia, movimento e é extremamente conectado. Ele expressa a essência e a personalidade do veículo: um SUV com a alma da Fiat, mas que, ao mesmo tempo, possui o seu próprio toque, batimento e ritmo”, afirmou Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil. 

Fiat Pulse

O novo SUV Fiat tem design italiano com linhas robustas e marcantes. O trabalho feito pelo designer Peter Fassbender conseguiu separar bem o modelo do Fiat Argo, do qual é derivado. A novidade terá faróis faróis full LED na dianteira e lanternas em LED na traseira. A Fiat também promete acesso de equipamentos de assistência à condução autônomos.

O Fiat Pulse 2022 vai também oferecer oferecer o Fiat Connect Me, plataforma de serviços conectados, que acaba de ser lançada na nova Toro. Com isso, o modelo deverá ter central multimídia com Android Auto e Apple Car Play sem fio e vai oferecer WiFi a bordo.

O Progetto 363 utiliza uma nova plataforma veicular que será produzida em Betim. Chamada de MLA, possui a promessa de aumentar os níveis de performance, robustez e conforto dos modelos. A Fiat destaca que isso garante possibilidade de utilizar motores turbo flex e de equipamentos eletrônicos sofisticados de apoio à condução.

O carro terá o inédito motor 1.0 Turbo GSE de três cilindros. O bloco será acoplado com uma transmissão automática do tipo CVT. Os números de potência e torque não foram divulgados, mas a expectativa é que seja acima dos 130 cv para ser o 1.0 turbo mais potente do Brasil.

O Fiat Pulse também terá o motor 1.3 Firefly aspirado, que já equipa o Fiat Argo e a nova Fiat Strada. Esse motor tem até 109 cavalos de potência e poderá ser oferecido com o novo câmbio CVT ou transmissão manual de cinco marchas.


SUV Fiat em websérie

Para revelar o novo Fiat Pulse, a Stellantis criou uma plataforma digital do Progetto Fiat 363 e lançou uma websérie com cinco episódios, que foi desenvolvida em parceria com a agência Leo Burnett Tailor Made. Com diversos convidados e especialistas que trabalharam no desenvolvimento do veículo, a cada capítulo foi apresentado os bastidores do desenvolvimento de cada um dos principais pilares do novo SUV da Fiat.

A montadora revelou que o projeto demorou longos três anos, tempo em que a concorrência deitou e rolou com blocos mais modernos e potentes: Polo, Onix e HB20, dentre outros. A Fiat afirma que o bloco passou por mais de 30 mil horas de teste de bancada e promete o melhor de dois mundos: maior performance e maior eficiência.

Derivado do Fiat Argo, o modelo será um ‘SUV subcompacto’, nicho que no passado recente era destinado aos ‘aventureiros’. Brechas na legislação permitem que as montadoras homologuem esses veículos como utilitários esportivos.

Flagra divulgado pelo Carro Esporte Clube mostra o novo veículo com estranhos equipamentos, semelhantes a uma ‘máquina do tempo’. Clique aqui para conferir.

Progetto 363

Em março, a planta de Betim começou a fabricar os novos blocos para a gama Fiat e Jeep. O ‘SUV do Argo’ terá o novo motor 1.0 turbo três cilindros GSE . Nossa aposta é que o motor tenha em torno de 130 cv, para brigar de igual para igual com o 1.0 TSI da Volkswagen. Também será oferecido na versão de entrada com bloco 1.3 FireFly. A transmissão será manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT.

Enquanto nós conseguimos foto dessa ‘Máquina do Tempo’, nossos amigos do Autos Segredos tiraram foto da dianteira, inclusive já com peças finais para produção em série. Segundo o site, o carro terá dianteira alta e faróis Full LED. Grades terão filetes horizontais inspirados no conceito Fiat Fastback. Clique aqui para ler a matéria do Autos Segredos.

Design do Projeto 363 no BBB

Além do teaser, a marca divulgou o segundo episódio da websérie exibida no BBB sobre o Progetto Fiat 363. No vídeo, a marca explora um pouco do trabalho de design para criar o SUV.https://www.youtube.com/embed/ZBzrq_bAdpc?version=3&rel=1&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1&fs=1&hl=pt-BR&autohide=2&wmode=transparent

O episódio mostra um visita do fotógrafo e artista plástico Felipe Morozinia ao Design Center Latam, no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG) acompanhado de Daniel Gerzson, Chief Designer de Exterior da Stellantis para a América do Sul. 

“O processo de desenvolvimento do design de um carro é composto por várias etapas onde os times criativos trabalham em conjunto. Partindo do Exterior e Interior do automóvel, passando pela Modelagem, Cores e Materiais e User Experience é que se transformam ideias em um automóvel. É gratificante que o assunto tenha visibilidade em rede nacional, ainda mais vindo de uma marca como a Fiat, que é premiada neste quesito, e principalmente por trazer a emoção mundialmente conhecida do design italiano”, afirma Peter Fassbender, diretor de Design da Stellantis para a América Latina.https://www.youtube.com/embed/jbKvWspXAMg?version=3&rel=1&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1&fs=1&hl=pt-BR&autohide=2&wmode=transparent

LEIA TAMBÉM:
Em primeira mão: FCA começa a fabricar motores turbo em outubro e Projeto 363 chega em 2021
Fiat Strada 2021: nova geração da picape-compacta chega por R$ 63,5 mil
Fiat Strada vende mais que carro de passeio e fecha agosto na vice-liderança
Por R$ 92 mil, Fiat Strada 2021 ganha série limitada Opening Edition