Jeep Grand Cherokee 2022: nova geração do SUV raiz oferece motor híbrido nervoso

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SUV de luxo tem arquitetura, design exterior e interior totalmente novos e acabamento de primeira. Jeep Grand Cherokee 2022 ganha primeira versão com motor híbrido plug-in

Jeep Grand Cherokee 2022: SUV raiz ficou mais moderno e ganha motor híbrido nervoso!
Jeep Grand Cherokee 2022: SUV raiz ficou mais moderno e ganha motor híbrido nervoso!

 A Jeep revelou nos Estados Unidos a quinta geração do Grand Cherokee, que adota nova arquitetura, design e inédita versão 4xe híbrida. O O novo Jeep Grand Cherokee 2022 chegará às concessionárias norte-americanas no último trimestre de 2021, enquanto o Jeep Grand Cherokee 4xe chegará no início de 2022.

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O Grand Cherokee 2022 é baseado num legado iniciado em 1992, mas que agora incorpora um novo motor híbrido plug-in, acabamentos artesanais e tecnologias absolutamente de ponta no segmento de SUVs de tamanho grande. Graças à nova tecnologia 4xe (PHEV) que fornece uma autonomia estimada de 40 quilômetros no modo totalmente elétrico, 24,2 km/l e uma autonomia combinada de 708 km.

A marca revela que o Grand Cherokee 2022 foi projetado por dentro e por fora para oferecer dinâmica e capacidade de direção equilibradas. Seus sistemas 4×4 (Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II), a suspensão pneumática Quadra-Lift e o sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain garantem a capacidade 4×4 da Jeep.

Primeiro Grand Cherokee 4xe

O novo Grand Cherokee 4xe 2022 é o primeiro da linhagem a oferecer um motor híbrido plug-in (PHEV). O conjunto tem 375 cv e 637 Nm de torque e conta com sistema Sistema Quadra Trac II 4×4 com caixa de transferência de duas velocidades e relação de transmissão de 2,72: 1 para marchas baixas.

Disponível nos modelos Grand Cherokee Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve, a tecnologia 4xe combina dois motores elétricos, uma bateria de 400 volts, um motor turbo 2.0 de quatro cilindros e uma transmissão automática TorqueFlite de oito velocidades para máxima eficiência e capacidade.

O motor I-4 turboalimentado de 2.0 litros com baixo consumo de combustível faz parte da família Stellantis de propulsores globais de médio porte (GME). Este motor de injeção direta usa um turbo de baixa inércia montado diretamente na parte traseira dos cilindros. A eficiência é melhorada graças ao uso de direção assistida elétrica e um compressor de ar-condicionado acionado eletricamente, evitando que essas cargas sejam assumidas pelo motor.

O alternador convencional é substituído por um motor gerador de alta tensão com refrigeração líquida. Conectado à polia do virabrequim por meio de uma correia, o gerador dá partida no motor para uma operação eficiente de partida e parada sem interrupções, enquanto gera eletricidade para a bateria. Um alternador de alta tensão maior é montado na transmissão, substituindo o conversor de torque. Duas embreagens gerenciam a potência e o torque do motor elétrico e do motor convencional.

Uma primeira embreagem está localizada entre os dois motores. Quando o sistema opera apenas no modo elétrico, a embreagem está aberta, portanto, não há conexão mecânica entre eles. Quando a embreagem é fechada, o torque combinado dos motores flui pela transmissão automática. Uma segunda embreagem variável, montada atrás do motor elétrico, gerencia sua combinação com a transmissão com o objetivo de melhorar a dirigibilidade e eficiência.

O Jeep Grand Cherokee 4xe incorpora uma bateria elétrica de 400 volts de 17 kWh. As unidades de bateria e os controles estão localizados sob o piso e protegidos por uma série de placas.

O sistema inclui um circuito de aquecimento com uma unidade dedicada para aquecer e uma para resfriar que mantém as baterias em sua temperatura ideal para um melhor desempenho. Para isso, utiliza um resfriador que aproveita o refrigerante do ar-condicionado para reduzir a temperatura do líquido de resfriamento da bateria quando necessário.

O sistema 4xe do Grand Cherokee também inclui um Módulo de Carregamento Duplo Integrado (ICDM) que combina um carregador de bateria e um conversor DC / DC em uma única unidade compacta e um Módulo Inversor de Energia (PIM) compacto. Eles são montados sob a carroceria e protegidos com placas de aço. Todos os eletrônicos de alta tensão são selados e à prova d’água. O Jeep Grand Cherokee 4xe Trail Rated é capaz de entrar na água em uma profundidade de até 61 cm.

A porta de carregamento está sob uma tampa no lado esquerdo do para-choque dianteiro que se abre e fecha por pressão para facilitar o carregamento de estacionamento frontal nas estações de carga. A entrada inclui indicadores LED que informam sobre o status da operação. O monitor LED do nível da bateria está localizado na parte superior do painel de instrumentos, permitindo que você verifique o status da carga da bateria rapidamente.

Grand Cherokee: off road

O Jeep Grand Cherokee conta com três sistemas 4×4 – Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II com diferencial de deslizamento eletrônico limitado (eLSD). Todos os três estão equipados com uma caixa de transferência ativa que melhora a tração redirecionando o torque para o pneu com mais aderência.

A suspensão a ar Jeep Quadra-Lift exclusiva, agora com amortecimento eletrônico semiativo, oferece até 28,7 cm de distância ao solo. O sistema ajusta automaticamente o amortecedor com base nas condições da estrada, melhorando o conforto, a estabilidade e o manuseio, ou pode ser controlado manualmente no console central e tem cinco configurações de altura diferentes para um desempenho de direção ideal.

O sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain permite que os motoristas escolham as configurações on-road e off-road para um desempenho 4×4 ideal. Esta tecnologia é capaz de coordenar eletronicamente a distribuição de torque 4×4, freios, manuseio, coluna de direção, sistemas de suspensão, acelerador, mudança de modo de transmissão, caixa de transferência, controle de tração, controle de estabilidade, ABS e sensação do volante. Existem até cinco modos de direção, dependendo do terreno (Automático, Esporte, Rocha, Neve, Lama / Areia), proporcionando configurações otimizadas em qualquer cenário de direção.

Outra novidade do Grand Cherokee 4×4 2022 é o desligamento do eixo dianteiro. Se o veículo detectar que as condições da estrada não exigem tração nas quatro rodas, a desconexão do eixo dianteiro aciona automaticamente a tração nas duas rodas, reduzindo o arrasto da transmissão e melhorando a economia de combustível. A tração nas quatro rodas é reativada automaticamente assim que o veículo detecta que ela é necessária.

O Jeep Grand Cherokee 2022 possui uma capacidade máxima de reboque de 3.265 kg com o motor V-8 de 5,7 litros.

Grand Cherokee Trailhawk

O Grand Cherokee passa a oferecer a versão Trailhawk. O carro apresenta pneus off-road de série, câmara off-road integrada, suspensão a ar Quadra-Lift com até 28,7 cm de distância ao solo, grandes ângulos de entrada, saída e ventral, uma caixa de transferência ativa Quadra-Drive II com diferencial de deslizamento limitado eletrônico (eLSD) traseiro e sistema de controle de tração Selec-Terrain.

O modelo também inclui: Liberação da barra estabilizadora exclusiva da classe para melhor articulação e tração em rochas e terrenos acidentados, Ganchos de reboque vermelhos, Rodas de 18 polegadas com pneus off-road e Emblema do capô “Trailhawk” em preto fosco e vermelho fosco

Trailhawk 4xe – Trail Rated

Pela primeira vez, o Grand Cherokee de quinta geração oferecerá a versão eletrificada Trailhawk 4xe, que combina uma autonomia de emissões zero de 40 km em modo totalmente elétrico com a lendária capacidade 4×4 do Grand Cherokee Trailhawk. Na verdade, o novo Grand Cherokee Trailhawk 4xe conquistou a incrível Trilha Rubicon e o fez inteiramente com energia elétrica usando o modo Elétrico.

Motores

Além do trem de força elétrico híbrido plug-in tecnologicamente avançado, o Jeep Grand Cherokee L oferece aos compradores dois motores potentes, eficientes e refinados com muito desempenho para qualquer situação de direção.

De série, vem com o Pentastar V-6 totalmente em alumínio de 3,6 litros, que produz 293 cv de potência e 353 Nm de torque. Esse motor tem capacidade de reboque de até 2812 kg e um alcance estimado de 800 km, líder em sua classe.

A temporização de válvula variável VVT com sistema de mudança de fase dupla independente permite maior eficiência de combustível em uma banda de entrega de torque mais ampla no motor Pentastar V-6. Cerca de 90% do torque de pico deste motor está disponível entre 1.800 e 6.400 rpm, o que é extremamente importante nas operações de reboque e carregamento.

Os clientes que desejam mais potência podem optar pelo premiado V-8 de 5,7 litros, 357 cv e 528 Nm de torque com uma ampla faixa de entrega. O motor V-8 de 5,7 litros tem uma capacidade de reboque líder na sua classe de até 3.265 kg.

Ambos os motores são acoplados a uma transmissão automática TorqueFlite de 8 velocidades que economiza combustível, enquanto oferece mudanças de marcha rápidas e suaves graças a um amplo escalonamento da troca de velocidades.

Uma das grandes novidades do Grand Cherokee L 4×4 é o desligamento do eixo dianteiro. Se o veículo interpretar que as condições da estrada não exigem tração nas quatro rodas, o eixo dianteiro é automaticamente desengatado e o veículo é conduzido no modo 4×2, reduzindo a resistência na transmissão e melhorando a economia de combustível. O modo 4×4 é reativado quando o veículo julgar necessário.

Versões

A nova linha Grand Cherokee consiste em seis versões: Laredo, Limited, Overland, Trailhawk, Summit e Summit Reserve. Todos os modelos são movidos pelo motor Pentastar V-6 de 3,6 litros feito inteiramente de alumínio. O premiado motor V-8 de 5,7 litros pode ser a escolha nas versões Overland e Summit Reserve. O novo propulsor 4xe, com 2.0 litros turbo I-4, dois motores elétricos e caixa de câmbio de oito velocidades automática está disponível nas versões Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve.

Novo design

O exterior do Grand Cherokee oferece um visual novo e moderno ao modelo mais luxuoso de todos os tempos. O teto rebaixado ajuda a melhorar a aerodinâmica e a eficiência sem sacrificar a capacidade de carga e a utilidade. A icônica grade de sete fendas agora é maior e mais larga e, por baixo, está o novo painel frontal que disfarça um radar de longo alcance e outros elementos. Um teto preto brilhante está disponível pela primeira vez nas versões Overland e vem de fábrica na Trailhawk, Summit e Summit Reserve.

O interior da nova geração do Jeep Grand Cherokee evoluiu trazendo materiais artesanais de qualidade, além de modernas comodidades. O painel frontal apresenta console central realinhado para melhor acesso da posição do motorista e dois visores digitais de 10,1 polegadas (um para o painel de instrumentos e outro para a tela sensível ao toque para gerenciar o rádio). Pela primeira vez no segmento, há um display interativo para o passageiro dianteiro de 10,25 polegadas e um novo sistema de entretenimento HD com Fire TV integrada para os passageiros traseiros.

Os novos bancos dianteiros apresentam agora comprimento variável e até 16 ajustes diferentes, incluindo ajuste lombar elétrico e memória. Os níveis de acabamento mais altos oferecem funções de massagem para os bancos do motorista e do passageiro dianteiro. Assentos aquecidos / ventilados estão disponíveis nas duas filas, com controles de ajuste de três níveis.

O Grand Cherokee 2022 também oferece um conjunto de iluminação LED premium personalizável com configurações dia / noite de série para todas as versões, uma inovação para o Grand Cherokee, e iluminação ambiente verdadeira com uma escolha de cinco cores disponível nas versões Overland, Summit e Summit Reserve.

Recursos avançados de segurança passiva e ativa e alta tecnologia

O lançamento da próxima geração do Jeep Grand Cherokee também marca a introdução de um conjunto avançado de mais de 110 sistemas e elementos de segurança ativa e passiva, incluindo aplicações inovadoras de tecnologias que refinam a conexão entre o motorista, o veículo e a estrada.

Entre os itens de série existentes em toda a gama estão: Aviso de colisão em alta velocidade com freio ativo e detecção de pedestre / ciclista Detecção de tráfego cruzado; Controle de cruzeiro adaptável com Stop & Go, Assistência avançada à frenagem e Interruptor do freio de estacionamento eletrônico ativado.