Nada de BYD: Tesla é a líder de carros elétricos no mundo

0

Marca americana detém a liderança mundial em carros elétricos. Tesla registrou mais de 1,8 milhões de unidades em 2023

Tesla Model Y: marca teve crescimento de 35% na fabricação de EVs
Tesla Model Y: marca teve crescimento de 35% na fabricação de EVs

No começo deste ano muitos jornais, TVs e sites (incluindo o CarroEsporteClube) divulgaram o grande feito da BYD, que superou Tesla e tornou-se a maior montadora do mundo em vendas de carros eletrificados. No entanto, muita gente não analisou direito os números e acabou divulgando o fato de forma errada.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

A BYD teve mais de 3 milhões e unidades vendidas em 2023. Já a marca americana, ficou com cerca de 1,8 M no mesmo período. China na frente da Tesla em elétricos? Não!

A Tesla se mantém como a maior montadora de carros elétricos no mundo, não a BYD.

Por quê? Dos 3M vendidos pela BYD, 1,57m são 100% elétricos (BEV) e os demais híbridos (HEV/ PHEV). Já a Tesla possui apenas modelos BEV e vendeu 1,8M.

A confusão é por conta das palavras. Muita gente, sobretudo fora do ramo automotivo, usa o termo “carro elétrico” para se referir a todo o tipo de veículo que tenha um motor elétrico. Muito comum também, por exemplo, hater de EV falar “elétrico não presta” para se referir a um carro que na verdade é híbrido…

O termo correto é ELETRIFICADO. E eletrificado, por sua vez, engloba tanto carros HEV e PHEV, quanto os BEV. Daí temos o seguinte:

⚡️A Tesla é maior marca do mundo em carros elétricos🇺🇲
⚡️A BYD é a maior montadora do mundo de carros eletrificados🇨🇳

Agora, nas vendas do Q4, a chinesa superou a americana. E dessa forma, aposto muito numa vitória em todos os segmentos da BYD neste 2024.

Pioneira em veículos elétricos (EVs) testemunhou uma queda nos lucros ao longo de 2023, uma tendência atribuída à decisão de reduzir os preços nos Estados Unidos em aproximadamente 25%, visando conquistar uma fatia maior do mercado. Com isso, o lucro da empresa caiu 44%.

Por outro lado, a Tesla teve aumento de 35% na fabricação de elétricos, com as 1,8m de unidades. O número, contudo, ficou abaixo da expectativa de Musk, que esperava 2M.

ProduçãoEntregasSujeito à contabilidade
Q4 2023
Model 3/Y476.777461.5382%
Outros18.21222.9693%
Total494.989484.5072%
2023
Model 3/Y1.775.1591.739.707
Outros70.82668.874
Total1.845.9851.808.581

A dinâmica competitiva no setor de EVs testemunhou uma mudança à medida que fabricantes tradicionais, como General Motors e Ford Motor Co., revisaram seus planos de EVs para 2024. A General Motors, em uma jogada estratégica para otimizar a lucratividade, anunciou em outubro o abandono de seu ambicioso plano de fabricar 400.000 veículos elétricos entre 2022 e meados de 2024. A decisão foi motivada pela percebida menor demanda por veículos elétricos, levando a uma recalibração das metas de produção.

A Ford Motor Co. seguiu o exemplo em novembro, anunciando uma redução na escala de produção de sua fábrica de EVs em Marshall, Michigan. O ajuste visava garantir a viabilidade econômica, com vendas de EVs abaixo do esperado citadas como fator contribuinte. Essas mudanças estratégicas por fabricantes tradicionais destacam o cenário complexo e em evolução do mercado de veículos elétricos.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil