Os detratores de carros elétricos sempre utilizam o exemplo da Toyota para falar que esse tipo de tecnologia “não tem futuro”, tendo em vista que uma das maiores montadoras do mundo está investindo em outra alternativa. Isso porque a Toyota é reconhecida por sua tecnologia pioneira de carros movidos a célula de hidrogênio. O Toyota Mirai é o primeiro modelo comercial com a tecnologia. Contudo, nem tudo parece estar indo bem.
Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram
Isso porque o uso de células de combustível a hidrogênio em carros de passageiros ainda enfrenta desafios de infraestrutura. É muito complexo estabelecer uma rede de postos de abastecimento de hidrogênio. Nos Estados Unidos, por exemplo, há apenas 39 pontos. E essa constatação vem da própria… Toyota!
O Chief Technology Officer (CTO) da Toyota, Hiroki Nakajima, confirmou que a montadora tem enfrentado dificuldades na adoção em larga escala do Mirai devido à escassez de postos de abastecimento de hidrogênio. O executivo afirma que a falta de estações de abastecimento faz com que o Mirai seja menos viável no mercado, o que restringe sua disponibilidade, afetando seu volume de produção. A declaração foi dada no Salão de Tóquio em entrevista ao site Auto Car.
“Tentamos o Mirai, mas não fomos bem-sucedidos”, disse Nakajima. “As estações de hidrogênio são muito poucas e difíceis de serem implementadas, por isso o Mirai é menor em volume.” De fato, o sedã tem poucas vendas. Foram pouco mais de 2 mil unidades globalmente neste ano.
LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil
Aliás, no mesmo evento a Toyota apresentou conceito de carros elétricos que devem chegar em breve: uma picape monobloco e um SUV. Mas isso não quer dizer que ela vá abandonar o hidrogênio. A empresa pretende encontrar outras opções para aplicar a tecnologia de células de combustível a hidrogênio.
Uma das soluções é a utilização por veículos comerciais, que são considerados mais adequados para essa tecnologia. Os veículos comerciais são mais propícios ao uso de hidrogênio devido ao tamanho e peso dos veículos em detrimento de baterias de íon-lítio. Outra alternativa é lançar picapes médias a hidrogênio.
Além disso, a criação de uma rede de postos de abastecimento controlada e mais direcionada é mais viável para veículos comerciais, que normalmente seguem rotas definidas e têm necessidades de abastecimento previsíveis. Essa estratégia facilita a operação de postos de abastecimento, garantindo a estabilidade necessária para o fornecimento de hidrogênio.
Na mesma entrevista, fica evidente qual é a principal aposta da Toyota. Além da tecnologia de células de combustível a hidrogênio, a marca pesquisa baterias de estado sólido, prevendo o lançamento de sua tecnologia de bateria de estado sólido em 2027 ou 2028.
Essa tecnologia é um avanço significativo para veículos elétricos. A bateria em estado sólido promete aumentar a densidade de energia reduzindo seu tamanho, peso e custo. No entanto, essa tecnologia inicialmente será cara e sua aplicação se limitará a veículos de alto desempenho ou com sistemas de recarga de alta performance.
Enquanto isso, a Toyota também está trabalhando em seu desenvolvimento de baterias de íon-lítio e planeja lançá-las em seus novos carros elétricos a partir de 2026. Essas baterias foram projetadas para redução do tamanho e peso de componentes.
\Isso inclui eixos elétricos, sistemas de controle de temperatura e módulos de bateria, permitindo que sejam aplicadas em uma variedade mais ampla de veículos, incluindo sedãs da marca Lexus e carros esportivos Toyota.
Via Auto Car
Startup mineira inaugura primeiro eletroposto ultrarrápido em Três Coracões. Projeto da inCharge prevê dez estações…
Grupo automotivo vai abrir duas concessionárias BYD em Belo Horizonte e uma em Contagem. Carbel…
Exposição de motos, shows e lançamentos marcaram o Bike Fest Tiradentes 2024, agora evento oficial…
Texto segue em tramitação na Câmara dos Deputados. Isenção de pedágio teria "baixo impacto" para…
Pneus, nível de óleo e outros itens são essenciais para uma viagem mais segura. Confira…
Projeto de Lei 914/24 cria o Programa Mover para carros verdes e a taxa da…