Vem para o Brasil: conheça o novo Volvo EX30

0

Volvo EX30 faz 0 a 100 km/h em 3,6s e 480 km de autonomia na versão mais nervosa. Modelo está confirmado para o Brasil

Volvo revelou seu novo SUV totalmente elétrico EX30 com design sofisticado e tecnologia de ponta. O modelo já está disponível para encomenda em mercados selecionados e está confirmado para o Brasil. Na Europa, custa desde 36 mil euros.

O design do EX30 lembra em alguns detalhes da marca esportiva Polestar. O SUV compartilha a plataforma SEA do do grupo chinês Geely, mas possui um visual próprio e único.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Em termos de dimensões, o Volvo EX30 tem 4,23 metros de comprimento e com uma distância entre eixos de 2,65 metros. O porta-malas do carro possui uma capacidade de 318 a 904 litros, oferecendo espaço adequado para bagagens.

Apesar de seu tamanho compacto, o EX30 é um veículo pesado, com aproximadamente 2,2 toneladas. No entanto, o espaço interno do carro é condizente com o segmento, oferecendo conforto para os passageiros. Na parte interna da tampa traseira, há uma tabela de tamanhos para auxiliar os proprietários a saberem o que cabe no compartimento de bagagem.

O design do EX30 incorpora todos os valores de design da Volvo em um formato menor. Com uma longa distância entre eixos, rodas grandes e balanços proporcionais, o veículo exibe equilíbrio e refinamento em seu exterior. Com uma aparência distintamente elétrica, o EX30 apresenta uma grade frontal confiante, faróis com o estilo martelo de Thor em uma versão digital.

Biblioteca

Em relação à tecnologia de bateria, a Volvo oferece três opções de trem de força e dois tipos de bateria diferentes para o EX30, permitindo que os clientes escolham a opção que melhor atenda às suas necessidades. Se o uso predominante for em áreas urbanas ou trajetos curtos, a opção de um motor elétrico único com uma bateria LFP é a mais adequada. A bateria LFP de alcance padrão, que utiliza a tecnologia de fosfato de ferro e lítio, é mais econômica e menos intensiva em recursos durante a produção, sendo a melhor opção para quem não precisa de uma autonomia máxima.

Para aqueles que desejam maximizar a autonomia, a opção de motor único com alcance estendido e bateria NMC é a escolha certa. Ela utiliza lítio, níquel, manganês e cobalto, oferece uma eficiência energética maior que a variante LFP. Essa opção de motor único, com alcance estendido, proporciona uma autonomia de até 480 km (WLTP).

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

A versão de alto desempenho do EX30 apresenta um motor duplo com tração nas quatro rodas, fornecendo impressionantes 315 kW (428 cv) de potência e 543 Nm de torque. Com essa configuração, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 180 km/h. Além disso, a versão com a bateria de maior capacidade oferece um alcance de até 480 km, conforme medido pelo ciclo WLTP.

Já o EX30 de entrada está disponível com um único motor localizado no eixo traseiro. Essa configuração oferece 200 kW (272 cv) de potência e 343 Nm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em um intervalo entre 5,7 e 5,3 segundos. A versão com maior autonomia, chamada de “Extended Range”, utiliza uma bateria NMC com capacidade de 69 kWh, que proporciona um alcance semelhante de até 480 km de acordo com o ciclo WLTP.

Outra característica do EX30 é a velocidade de recarga. A variante de alcance estendido possui capacidade de recarga de até 153 kW, enquanto o veículo com alcance padrão possui capacidade de 134 kW. Isso significa que é possível carregar a bateria de 10% a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através da tela central do carro e do aplicativo, é possível ajustar a amperagem, o nível máximo de carga e o momento de início da recarga.

Confira estes conteúdos que estão bombando:
DPVAT 2023: seguro obrigatório não será cobrado
Porsche 918 Spyder tem o IPVA 2023 mais caro do Brasil
BOATO: mensagem no WhatsApp engana sobre Taxa de Licenciamento

O Volvo EX30 é o primeiro carro da marca a incluir uma nova geração do Park Pilot Assist. Ele é capaz de estacionar em todos os tipos de vagas, incluindo paralelas, curvas, perpendiculares e em formato de espinha de peixe diagonal, tornando o estacionamento em espaços apertados muito mais fácil.

O novo Park Pilot Assist identificará as vagas de estacionamento disponíveis ao seu redor. Depois de selecionar a vaga desejada na nova interface do usuário em 3D, o recurso controlará o acelerador, freio e direção. Enquanto você supervisiona o processo de estacionamento, a tela mostrará a distância em relação a objetos, como carros, paredes e postes, em unidades métricas ou imperiais.

O Volvo EX30 oferece cinco temas diferentes de iluminação ambiente. Cada um deles é inspirado em uma paisagem escandinava diferente, com sutis mudanças de cor, proporcionando uma sensação de calma ao interior do veículo.

Se você prefere a luz solar quente atravessando as folhas de uma floresta escandinava, um pôr do sol na costa oeste da Suécia, as famosas auroras boreais, os céus dourados do solstício de verão sueco ou o clima agradável de um pôr do sol urbano, o EX30 pode ser preenchido