Governo da Bahia terá que pagar indenização milionária para a Ford

0

Marca americana chegou a um acordo final para devolver a planta de Camaçari. Após indenização milionária, BYD poderá instalar no local

Ford Ka: em 2014, marca comemorou 2,5 milhões de modelos produzidos na Bahia
Ford Ka: em 2014, marca comemorou 2,5 milhões de modelos produzidos na Bahia

A transferência da fábrica que anteriormente abrigava a produção da Ford em Camaçari (BA) deverá implicar um dispêndio considerável dos cofres públicos da Bahia. É que a marca americana vai receber uma indenização milionária em compensação.

Conforme Jerônimo Rodrigues, governador do estado, o valor totaliza cerca de R$ 150 milhões. O político explica que o montante é uma forma de compensação pelas melhorias implementadas pela empresa na unidade durante sua operação.

“É um valor aproximado daquele que a Ford investiu em melhorias ao longo dos anos”, declarou Jerônimo, que participou de evento da BYD em São Paulo, conforme apurou Automotive Business.

O acordo estabelecido entre o governo e a Ford para estabelecer a fábrica em Camaçari, no começo dos anos 2000 envolveu a concessão da unidade, que é de propriedade estadual, à fabricante de veículos. Ou seja, a Ford vai ceder o lugar e os chineses da BYD assumem o controle da fábrica.

Na sexta (11), a marca havia enviado o seguinte comunicado oficial: “A Ford e Governo do Estado da Bahia celebraram um acordo para reversão da propriedade da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia. Esse processo seguirá a legislação vigente, que prevê posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado. O acordo tem a finalidade de simplificar e agilizar o processo de transição de propriedade da fábrica, contribuindo para geração de valor ao Estado e à comunidade baiana”.

LEIA:
Dono protesta com Volvo XC40 queimado na porta da concessionária
GWM Haval H6 vende mais que Corolla Cross em maio
VÍDEO | Nissan Sentra 2023 Exclusive ganha pelo design e conforto
Jeep Renegade é investigado pelo MP por grave defeito
Novo carro popular: Governo reduz imposto para modelos até R$ 120 mil

A palavra “revertida”, e não “vendida”, é utilizada porque a fábrica surgiu a partir de um acordo firmado nos anos 2000, que contemplava, entre outros aspectos, a concessão do terreno e das instalações pelo governo baiano. A Ford, por sua vez, tinha a responsabilidade de equipar o espaço com as linhas de produção veicular.

Uma vez efetuado o pagamento da compensação, que era uma das contrapartidas oferecidas pelo estado da Bahia para incentivar os investimentos da BYD na região, a fábrica estará pronta para ser assumida pela montadora chinesa.

Via AB