Projeto proíbe aumento na bomba acima do valor na distribuidora

0

Texto determina que postos de combustíveis não podem fazer aumento na bomba acima da proporção feita pelas distribuidoras de combustíveis

Proposta tenta conter o valor do combustível, obrigado posto a adotar o mesmo percentual estabelecido pela distribuidora (Foto: Agência Brasil)
Proposta tenta conter o valor do combustível, obrigado posto a adotar o mesmo percentual estabelecido pela distribuidora (Foto: Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados vai analisar o Projeto de Lei 641/22 que determina que os postos revendedores de combustíveis observem, na fixação dos preços ao consumidor, a mesma proporção da variação praticada pelas distribuidoras. Caso vire lei, proíbe aumento na bomba acima do que foi aplicado pelas distribuidoras.

Receba notícias no WhatsApp!
Inscreva-se em nosso canal no YouTube
Assine nosso canal no Telegram

Adicionalmente, a proposta prevê que os postos deverão divulgar, em local de fácil e ampla visualização, os preços dos combustíveis; a quantidade existente nos tanques; e a previsão de duração do estoque em razão dos valores anunciados.

Conforme o texto, que retoma duas iniciativas anteriores (PL 3351/15 e PL 6866/17), as eventuais infrações sujeitarão os responsáveis às sanções penais e administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

“Os deveres impostos pelo projeto aos revendedores de combustíveis convergem para a preservação da economia popular e para a repressão aos abusos praticados”, afirmou o autor da proposta, deputado Igor Timo (PODE-MG).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Fonte: Câmara)

Tributos e cashback


Você sabia que há uma forma de pagar a Taxa de Licenciamento 2022 com o cartão de crédito? É uma forma inteligente de utilizar seus gastos para acumular pontos, milhas ou mesmo ter parte do seu dinheiro de volta, o famoso “cashback”. Confira mais detalhes nessa reportagem.

Isso é últil ao pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, devido a grande maioria dos veículos no Brasil. O IPVA é um tributo estadual cobrado pela posse de veículos automotores que circulam em estradas e rodovias. Cada estado define o próprio calendário de vencimento.

LEIA TAMBÉM:
Motorista sem exame toxicológico pode levar multa de R$ 1,4 mil a partir de 1° de julho
CNH vencida? Saiba como renovar a carteira de motorista e o valor a ser pago
IPVA deve ser pago no estado em que o veículo circula, decide STF
Mecânica para mulheres: aprenda conceitos básicos e saiba se virar quando precisar!